A forte chuva que caiu sobre Bom Despacho, na noite desta quinta-feira (20), provocou uma série de ocorrências na cidade da região Central de Minas Gerais, como quedas de árvores e falta de energia. Mas a que chamou mais atenção foi a registrada no asilo São José, onde moram 53 idosos.
Bastou dez minutos de uma forte ventania para arrancar cinco caixas d’águas, fazer ir pelos ares inúmeros telhados, quebrar o muro do asilo e derrubar um portão elétrico. Por sorte, ninguém ficou ferido.
Enfermeiro da instituição filantrópica mantida com a ajuda de doações, Kleber Mendonça Costa comenta que os velhinhos ficaram muito assustados com a situação, porque vários alarmes dispararam e diversos colchões ficaram molhados. “Foi muito assustador, nunca vi um vento ao vivo como este”, conta.
Nesta noite, os idosos que ficaram sem acomodação serão realocados para outros quartos até que a situação volte ao normal. Agora, Mendonça afirma que o asilo precisará da ajuda de voluntários para reconstrução, além de recursos financeiros.
Diretora do asilo, Diva Azevedo pede: “precisamos muito da ajuda de todos vocês, toda e qualquer ajuda que puderem oferecer. Felizmente não houveram feridos mas o prejuízo e o estrago foram grandes mesmo. Amanhã mesmo já iniciaremos os trabalhos de reparação aqui e ficamos muito agradecidos a quem quiser e puder oferecer uma hora do seu dia pra nos ajudar com a mão de obra por aqui”
Se você quiser doar, o asilo disponibiliza uma conta do banco do Bradesco. A agência é 1864, e o número da conta é 2909-2.