Para quem continua se locomovendo pela cidade em meio à pandemia de coronavírus, o trânsito tem se mostrado mais suave nesta semana. A BHTrans informa que, de fato, percebe redução de veículos, mas não contabiliza a diminuição exata. Funcionários da empresa que operam nas ruas continuam trabalhando normalmente.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH), que orienta as empresas de transporte coletivo da capital, afirma que não há redução de ônibus ou alteração de horários na cidade, e a situação só deve mudar se houver orientação do poder público. 

A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) explica que, no momento, não há mudança no quadro de horários do transporte metropolitano (que leva de uma cidade a outra na região metropolitana, como de Contagem a BH). De acordo com a pasta, a Subsecretaria de Transportes e Mobilidade está monitorando a demanda do sistema para, após a coleta dos dados, autorizar ou não possíveis adequações. Caso ocorram, elas devem ser proporcionais à redução da demanda.

Neste momento de pistas mais livres, a BHTrans pede cautela redobrada aos motoristas, especialmente para que não se arrisquem aumentando a velocidade acima do permitido nas vias liberadas.