Sentiu aí?

Tremor de terra em Delfinópolis foi sentido a mais de 700 quilômetros

Uma moradora de Vespasiano procurou o Centro Sismológico da USP para falar que sentiu o tremor na região metropolitana de BH

Por Lara Alves
Publicado em 20 de maio de 2019 | 19:23
 
 
 
normal

Pouco antes das 19h, "Delfinópolis" já figurava entre os assuntos mais comentados na noite desta segunda-feira (20), no Twitter. Um tremor de terra de 3.9 de magnitude, registrado às 16h46 no município localizado ao sul de Minas Gerais, foi a causa do sucesso da cidade. 

A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) explicou que o abalo sísmico foi sentido em cidades que distam mais de 700 quilômetros do epicentro. "Foi apavorante, por um instante pensei que fosse morrer", relatou ao laboratório uma moradora de Pintópolis, na região Noroeste do Estado. 

Na região metropolitana de Belo Horizonte, uma moradora de Vespasiano também relatou ter sentido o tremor, mas não deu detalhes sobre o que aconteceu durante o abalo. 

Até o momento não há informações de pessoas que se feriram durante o tempo em que a terra tremeu, mas muitos moradores procuraram o centro sismológico para contar que sentiram os móveis e as paredes balançando. 

Uma pessoa que vive em Jacuí contou que estava sentada em seu escritório e sentiu um tremor bem fraco. Já em Franca, em São Paulo, duas pessoas contaram à RSBR que sentiram o tremor. " A escrivaninha tremeu o tempo todo durante o sismo", relatou uma.

"No momento estávamos eu, minha mãe e irmã em casa. Todos sentiram o tremor. Chão, portas e janelas tremeram levemente", contou outra. Um terceiro morador do município paulista explicou que o tremor "fez barulho de trovão", como "um caminhão passando na rua ou um carro com o som bem alto". 

Os relatos ainda estão sendo analisados pelo RSBR. Quem se interessar, pode reportar o tremor ao Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!