As chuvas dos últimos dias preocupam lojistas e moradores do entorno do Mercado Central de Contagem, na região Metropolitana de Belo Horizonte.

Há cerca de 15 dias, trincas apareceram no muro de arrimo que fica ao redor do mercado, além do passeio e parte do asfalto da avenida Jair Rodrigues Vale.

Na tentativa de evitar a passagem de pedestres no local, a administração do mercado colocou uma faixa de interdição, que já foi arrancada. 

Veja mais fotos e vídeo:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

TRINCA EM MURO DE ARRIMO ASSUSTAM MORADORES - As chuvas dos últimos dias preocupam lojistas e moradores do entorno do Mercado Central de Contagem, na região Metropolitana de Belo Horizonte. Há cerca de 15 dias, trincas apareceram no muro de arrimo que fica ao redor do mercado, além do passeio e parte do asfalto da avenida Jair Rodrigues Vale. Na tentativa de evitar a passagem de pedestres no local, a administração do mercado colocou uma faixa de interdição, que já foi arrancada. Leia a matéria completa de Bruno Menezes no link da bio (otempo.com.br/instagram) @brmenezes1 Fotos e vídeos dessa galeria: Ramon Bitencourt/O TEMPO @ramonbitencourt #contagem #mercadocentral #chuva

Uma publicação compartilhada por O Tempo (@otempo) em

Segundo o síndico do Mercado Central de Contagem, Dirceu Aparecido Costa, a Secretaria de Obras e a Defesa Civil de Contagem já foram acionadas diversas vezes, entretanto ainda não há previsão para que o problema seja resolvido.

“A gente vem acionando a prefeitura e eles sempre dizendo que é problema do mercado. Agora começou a ceder tudo, asfalto, passeio, o nosso muro está pendurado e o pessoal está sempre passando por lá. Já colocamos a fita zebrada por duas vezes e eles não respeitam a interdição”, contou o síndico.

Segundo Dirceu, próximo ao local onde as trincas apareceram, há uma galeria pluvial. A suspeita é de que a grande quantidade de água armazenada na galeria devido as chuvas tenha afetado as estruturas da rua e do muro de arrimo.

Caso semelhante aconteceu no mesmo local, em 1996. O lojista Amilton José da Silva, já trabalhava no mercado na época. 

“Nós já assistimos um episódio dessa natureza aqui. Só que em 1996  as providências foram tomadas imediatamente, sem esperar que as chuvas parassem. Essa situação requer que se faça alguma coisa mesmo antes que termine a temporada de chuva. Porque o transito lá é contínuo, o perigo é eminente na calçada e alguma coisa tem que ser feita”, pontuou o lojista.

O que diz a prefeitura

Por meio de nota, a prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, informou que já foi feita uma vistoria técnica no local e que estão "providenciando cercamento do trecho com sacos de ráfia ou cordão de asfalto para desviar águas provenientes de chuvas e evitar infiltrações nas rachaduras".