Um homem, de 35 anos, e uma bebê, de 1 ano e oito meses, morreram na madrugada desta terça-feira (7), após o desabamento de dois prédios, um de quatro e outro de três andares, na rua Gonçalo de Sousa Barros, no bairro Jaqueline, na região Norte de Belo Horizonte. Um barracão vizinho foi atingido pelos escombros e outra casa ao lado dos prédios registrou desabamento parcial do muro de divisa. 

Informações preliminares do Corpo de Bombeiros dão conta que ao menos outras três pessoas estavam sob os escombros, mas há a possibilidade de mais feridos.

A mãe da criança foi retirada com vida e encaminhada ao hospital Risoleta Neves. A reportagem entrou em contato com o hospital para saber detalhes da saúde da vítima. O hospital informou que não tem autorização para repassar detalhes sobre o estado de saúde da vítima.

Veja vídeo da atuação dos bombeiros:

Outras duas mulheres foram retiradas com vida dos escombros. A Secretaria Municipal de Saúde foi procurada, mas informou, por meio de nota, que "as informações referentes ao prontuário médico são sigilosas e estão autorizadas a serem repassadas à família e ou representante legal."

Ainda não há informações sobre o que motivou a queda das edificações. A Polícia Civil informou que deslocou uma equipe da perícia criminal ao local dos fatos para realizar os primeiros levantamentos. Os corpos das duas vítimas já foram encaminhados ao IML, onde estão sendo submetidos a exames de necropsia e identificação. 

A Polícia Militar também foi acionada para o local. A Cemig também foi acionada às 1h para desligar a rede para trabalhos dos bombeiros. Às 3h30, a energia já havia sido completamente restabelecida. 

Os desabamentos

A Defesa Civil informou que o prédio de quatro andares desabou completamente. No mesmo lote, há outro prédio de três andares, dos quais dois desabaram. O terreno foi interditado pois o risco é alto de novos desabamentos.

Em um lote vizinho, há três moradias de um mesmo núcleo familiar. Segundo a Defesa Civil, uma das casas está dentro da margem de segurança, um do barracão estava desocupado e os moradores de outra casa foram notificados de isolamento preventivo.  

Em outro lote vizinho, houve desabamento parcial do muro de divisa. A área externa proxima ao muro foi isolada preventivamente.

A Defesa Civil relatou ainda que trata-se de um imóvel particular sem registros de ocorrências, vistorias ou riscos estruturais no sistema da Defesa Civil. 

Esta matéria está em atualização