Aplicação

Vacina da Janssen: em BH, 1º lote será usado para imunizar população de rua

Após vacinar esse grupo, de cerca de 8,5 mil pessoas, Secretaria Municipal de Saúde irá avaliar quais outros poderão receber o imunizante

Por Aline Gonçalves
Publicado em 27 de junho de 2021 | 12:07
 
 
 
normal

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que as doses do primeiro lote de vacinas da Janssen, recebidas na última sexta-feira (25) do governo do Estado, serão utilizadas, inicialmente, para a imunização da população em situação de rua da capital mineira, o que vai ocorrer nesta semana.

A vacina da Janssen é de dose única e foi aprovada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e também pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no Brasil, em 31 março.

 

Segundo a PBH, a cidade recebeu cerca de 23 mil doses da vacina Janssen até o momento, mas o grupo inicialmente contemplado tem cerca de 8,5 mil pessoas "que tem como referência toda a população inscrita no CadÚnico e as atendidas pelos serviços e unidades socioassistenciais, independente da inscrição no CadÚnico".

Portanto, com a iminente sobra de doses, outros grupos, ainda não definidos, serão chamados posteriormente. "Com o andamento desta imunização, a Secretaria Municipal de Saúde irá avaliar quais outros grupos poderão receber a vacina, levando em consideração o quantitativo de doses e número de pessoas", informou a PBH em nota.

A prefeitura de Belo Horizonte ressaltou que os outros grupos recomendados a serem vacinados com a Janssen pelo governo de Minas Gerais - trabalhadores do transporte coletivo, funcionários da limpeza urbana e das forças de segurança e de salvamento - já foram imunizados na capital mineira com outras vacinas. 

A vacina da Janssen só pode ser aplicada em maiores de 18 anos e não há recomendação da Anvisa para uso deste imunizante em grávidas ou puérperas.

Minas Gerais

Minas Gerais recebeu, nessa sexta-feira (25), 149.550 doses de vacina Janssen, as primeiras deste imunizante no Estado, e as distribuiu nesse sábado (26). O primeiro lote do imunizante no país, com 1,5 milhão de doses, chegou ao Brasil na última terça-feira (22). Ele fazem parte de um contrato de 38 milhões de doses entre a farmacêutica e o governo federal.

Veja detalhes sobre o imunizante Janssen, como eficácia e conservação, neste link.

 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!