O feriado de Corpus Christi vai contar com uma programação extensa de celebrações religiosas em Belo Horizonte e na região metropolitana da capital mineira. A arquidiocese informou que toda a programação vai seguir as medidas sanitárias de proteção contra a Covid-19. 

“No Dia de Corpus Christi, a Igreja, no mundo inteiro, celebra o Mistério da Eucaristia e o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. A celebração é uma referência à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição da Eucaristia, durante a Última Ceia de Jesus Cristo com os Apóstolos” informa a arquidiocese. 

Nesta quinta (3), pela manhã, o arcebispo dom Walmor vai se unir à comunidade da catedral Cristo Rei para celebrar uma missa,  às 10h30, no bairro Juliana em Venda Nova. Quem quiser acompanhar a missa deve agendar por meio do WhatsApp para evitar aglomerações no local: (31) 98979-0167 ou pelo telefone (31) 3269-3100. 

Depois, às 18h dom Walmor se une aos peregrinos do Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia, na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, no bairro Funcionários, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. 

"Este ano não haverá os tradicionais tapetes, mas após a celebração da missa, um “corredor de luz”, feito a velas, iluminará o jardim do Santuário por onde passarão carros com famílias para receberem a bênção com o Santíssimo Sacramento, logo após a Missa, às 19h. Endereço: Rua Sergipe, 175 – bairro da Boa Viagem, Belo Horizonte", informou a arquidiocese. 

Em Belo Horizonte, missas serão realizadas em igrejas de todas as regionais. Os fiéis que quiserem acompanhar a programação, podem se programar por meio do site da arquidiocese que traz os horários e endereços das celebrações.CLIQUE AQUI e saiba mais. De acordo com a Arquidiocese de Belo Horizonte, a capacidade máxima é de um terço da lotação na catedral e em todas as paróquias que realizarão celebrações.

No Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, na região metropolitana da capital, a programação começa às 9h da manhã e vai até 20h.  Em Sabará, Santa Luzia, Contagem, Lagoa Santa, Mário Campos, Brumadinho, Sarzedo, Vespasiano e Ribeirão das Neves também haverá uma extensa programação. 

Em Sabará, a confecção de tapetes de serragem no feriado de Corpus Christi se arrasta por mais de 200 anos. Moradores da cidade, voluntários, passam a madrugada montando os tapetes que enfeitam a cidade. Em 2020, por conta da pandemia, um único tapete foi confeccionado na Praça Santa Rita, no Centro Histórico.