Está inaugurada a iluminação de Natal da praça da Liberdade, no bairro Funcionários, região Centro-Sul de Belo Horizonte. A decoração deste ano foi apresentada ao público em evento no início da noite deste sábado (2), com presença de autoridades do governo estadual. Entre elas, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira. 

Por volta das 19h30, o show de luzes tomou conta da praça, cartão-postal da capital mineira. Também se apresentou um coral formado por 1.200 alunos de escolas adventistas de Belo Horizonte e região. Neste ano, a decoração homenageia as regiões de Minas Gerais, que completa 303 anos, e a criatividade do povo mineiro. A exposição estará disponível até 6 de janeiro. 

Com o objetivo de transmitir para as próximas gerações o verdadeiro significado do Natal, Eron Monteiro de Souza, de 35 anos, saiu com a família — sua esposa e seus três filhos —  do bairro Serrano, na região da Pampulha, para acompanhar a iluminação. "Quero passar para meus filhos o verdadeiro espírito do Natal, que é a união familiar, a paz, os enfeites, as decorações", afirma.

Eron ficou impressionado com o que viu. Frequentador assíduo da Praça da Liberdade, ele elogia a iniciativa de iluminar também os prédios ao redor da praça. "Ampliou bastante. Nova iluminação, desenhos diferentes, presépio mostrando os pontos turísticos de Belo Horizonte também", comentou.

Além da tradicional iluminação na praça, as fachadas dos prédios ao redor também receberam decoradas. O Palácio da Liberdade ganhou uma árvore de Natal e um presépio. Entre as decorações, estão homenagens aos mineiros Santos Dumont e Aleijadinho. Estão em exibição um 14-bis pilotado por um Papai Noel e as silhuetas iluminadas dos 12 profetas da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas.

Em toda a praça, a decoração conca cinco eixos temáticos: Alma, História, Alameda Travessia, Artes e Ciências. Durante o período natalino, o coreto abrigará a Casa do Papai Noel, um ambiente com iluminação cênica e um espetáculo de neve a cada 30 minutos. Um túnel iluminado em neon flex também proporciona uma experiência imersiva e instagramável no espaço.

Operação especial de trânsito

Devido à tradicional iluminação da Praça da Liberdade, a Prefeitura de Belo Horizonte promoverá uma operação especial de trânsito até 6 de janeiro, das 19h à meia-noite. Uma área especial será destinada para Food Trucks. Além disso, haverá interdição das alamedas da Educação, dos Despachos e da Segurança.

Natal da Mineiridade

A decoração na capital é uma das centenas de atrações no estado. Entre as cidades que integram o projeto estão Tiradentes, Araguari, Barbacena, Bom Despacho, Três Marias, Pouso Alegre, Ouro Fino, Inhapim e Caratinga.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, explica que o projeto, que tem um investimento previsto de R$18 milhões, impulsionará o turismo no estado e potencializará a geração de empregos. O Natal da Mineiridade 2023 contará com cerca de 600 eventos em 450 municípios mineiros.