Um trem de carga e um carro colidiram na manhã do último sábado (12), próximo à cidade de Janaúba, região Central de Minas, e o veículo foi arrastado por vários metros. O momento foi capturado por uma câmera de segurança instalada nas proximidades dos trilhos. 

O incidente foi confirmado pela VLI, empresa responsável pela linha férrea, que lamentou o ocorrido, e informou que os passageiros do carro foram atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e apresentaram apenas “escoriações leves”. 

A VLI não soube informar detalhes do atendimento dos pacientes, nem para onde foram encaminhados. Não houve registro de atendimento ou chamada no Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, e a reportagem não consegui contato com o SAMU para confirmar o resgate.

“O condutor da locomotiva adotou todos os procedimentos de segurança necessários no trecho como o acionamento de buzina e faróis para indicar a proximidade do trem com o cruzamento. A empresa enfatiza que, ao atravessar a via férrea, é extremamente importante que motoristas e pedestres sigam as orientações de 'pare, olhe e escute'”, ressalta a empresa em nota. 

Conforme o texto encaminhado à reportagem, um trem pode “se pode se deslocar por até 1 quilômetro até parar totalmente”.