Vinte e três famílias – cerca de 70 pessoas – terão que ser evacuadas de suas casas em Itatiaiuçu, na região metropolitana de Belo Horizonte, nesta quinta-feira (4), por causa do aumento da mancha de inundação em caso de rompimento da barragem de rejeitos Serra Azul. As famílias são comunidade de Pinheiros.
"Nós estamos desde a parte da manhã, em Itatiaiuçu em reunião com a Acelor Mital (responsável pela barragem), com o Ministério Público e com a Secretaria de Saúde em função de novo estudo, com uma nova mancha de inundação que foi apresentada ontem para a Agencia Nacional de Mineração. Esse estudo ele abrange a área de inundação e ela poderia chegar em 23 novas residências, em função disso nós estamos fazendo todo um trabalho aqui para evacuar as 23 famílias", explicou o coronel Flávio Godinho, coordenador adjunto de Defesa Civil de Minas Gerais.
O coronel vai dar uma coletiva de imprensa na cidade, às 13h, para dar mais detalhes sobre a evacuação das famílias. A barragem continua em nível 2 de perigo e não há risco iminente de rompimento.
Desde fevereiro deste ano, 48 famílias já estavam fora de casa no município. Na época a Acelor Mital informou que a evacuação foi uma medida de precaução. Algumas famílias estavam em casas alugadas pela mineradora e outras em casas de amigos, familiares ou hotéis.
Posicionamento da mineradora
A ArcelorMittal Brasil pede desculpas pelos transtornos que esta última decisão irá causar à comunidade e às famílias afetadas. A empresa reforça que a segurança deve sempre vir em primeiro lugar.
"Agimos rapidamente em fevereiro de forma a garantir que não houvesse nenhum risco para a comunidade do entorno da barragem de Serra Azul. Faremos tudo que estiver ao nosso alcance para apoiar as famílias impactadas por esta última decisão, considerando que a nossa prioridade é a segurança, sempre", afirma Sebastião Costa, CEO da ArcelorMittal Mineração Brasil.
Atualizado às 13h29