Contagem

Vítima que teve as fotos espalhadas por golpista do Tinder é ameaçada

Raphael Viana descobriu que fotos suas estão sendo usadas em um perfil falso do aplicativo WhatsApp utilizado para oferecer falsas vagas de trabalho a mulheres e flertar com elas

Por Franco Malheiros
Publicado em 17 de janeiro de 2019 | 08:56
 
 
 
normal

Quando Raphael Viana, de 24 anos, entrou em contato com número que estaria aplicando os golpes, e seu post viralizou, ele começou a receber ameaças. “Ele (o golpista) começou a me ameaçar, falar que sabia onde eu morava e que iria divulgar meus dados”, contou o jovem.

Ele descobriu que fotos suas estão sendo usadas em um perfil falso do aplicativo WhatsApp utilizado para oferecer falsas vagas de trabalho a mulheres, flertar com elas, e diversas vezes, até insultá-las e ameaçá-las. Em agosto de 2018, quando o suposto golpista por trás do perfil tentou enganar uma amiga do jovem, a história chegou aos ouvidos de Viana, que trabalha como apoio logístico.

Especialista

Casos parecidos com o de Viana são comuns, diz o advogado de Direito Digital Alexandre Atheniense: “Alguém usa a imagem de outro, muitas vezes bonita, para criar perfis falsos e obter vantagem”. 

O especialista disse que o brasileiro, “exibido e ao mesmo tempo ingênuo” nas redes sociais, precisa ter cuidado com os dados divulgados. 

Uma pessoa se passar por outra configura falsidade ideológica, disse ele, mas é preciso analisar cada caso para entender se há tipificações e prever uma pena para o crime.

ENTREVISTA

Quando você descobriu que estava sendo vítima desse golpe?

Uma amiga minha me procurou e disse que esse perfil, com a minha foto, estava ofendendo uma amiga dela, a quem havia sido oferecido um emprego.

Que ameaças você está recebendo deste perfil?

Ele me ameaça constantemente assim: ‘sai aqui para fora’, ‘estou na porta da sua casa’, ‘você é medroso’. Ameaça divulgar endereço e telefone meus.

Como você se sente em ter sua foto exposta em um perfil falso?

Com muito medo, espantado. Tenho receio de esse cara fazer algo de muito errado com esse meu perfil e sobrar para mim. Tenho medo de ele mexer com a mulher de uma pessoa, e essa pessoa achar que sou eu e vir atrás de mim, fazer algo comigo na rua. 

Você conheceu uma outra pessoa que também passou pelo o seu problema?

Sim. Ele (o golpista) me mandou uma foto que dizia ser dele, mas um amigo meu conhecia a pessoa da imagem, que me disse estar passando pelo problema, mas não deu muito papo.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!