O Banco Mercantil encerrou o segundo trimestre de 2025 com um resultado que consolida sua trajetória de crescimento consistente: um lucro líquido recorde de R$ 243 milhões. O desempenho, 34% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, marca o 11º trimestre consecutivo de avanço e chama atenção pelo contraste com o ambiente macroeconômico ainda desafiador, de crescimento modesto, inflação acima da meta e juros elevados.

A rentabilidade acompanha o ritmo da expansão. O retorno sobre o patrimônio líquido médio (ROAE) alcançou 46% nos últimos 12 meses, um salto de 8,4 pontos percentuais em relação ao ano anterior. O indicador reforça a eficiência do modelo de negócios do Mercantil, que completou 82 anos de atuação com foco no público acima de 50 anos e que vem se destacando pela robustez operacional.

Na carteira de crédito, o banco atingiu R$ 19,3 bilhões ao fim de junho, alta de 24,5% em comparação a 2024. A digitalização tem sido protagonista nesse avanço: 80% das concessões já ocorrem por canais digitais, mesmo em um perfil de clientes tradicionalmente visto como menos conectado.

Para o CEO da instituição, Gustavo Araújo, o resultado é histórico. “Alcançar essa fatia, mesmo focando em clientes na faixa dos 50 anos ou mais, é um divisor de águas na história recente do Banco Mercantil, pois comprova a possibilidade de combinar tecnologia, inclusão e eficiência no atendimento financeiro”, afirma.

A base de clientes chegou a 9,1 milhões, crescendo 6% em um ano e mais de 70% em três anos. A expansão foi acompanhada pelo aumento da rede física: somente em 2025, foram inauguradas 43 novas agências em dez estados, elevando para 321 o número de pontos de atendimento, com presença em centros urbanos estratégicos.

A diversificação das receitas também avança. No segundo trimestre, o segmento de prestação de serviços somou R$ 207 milhões, crescimento de 18% em um ano. O motor dessa receita foi a área de seguros e assistências, que representou 72,4% do total, enquanto as tarifas bancárias responderam por pouco mais de 20%.

A gestão financeira segue pautada pela disciplina. “Nossos resultados refletem a consistência de uma gestão orientada ao longo prazo, com disciplina de capital, rigor na gestão de riscos e foco em rentabilidade sustentável. Mantivemos a inadimplência acima de 90 dias sob controle e significativamente abaixo da média do mercado, em 2,3%, que representa uma variação positiva de 0,3 pontos percentuais no comparativo de 12 meses”, explica o CFO do Banco Mercantil, Paulino Rodrigues.

Rodrigues também destaca a solidez da estrutura de capital. O Índice de Basileia fechou o trimestre em 17,1%, reforçando a capacidade de sustentar o atual ritmo de crescimento. Já o Liquidity Coverage Ratio (LCR) atingiu 3,8 vezes o mínimo regulatório. “São números que reforçam nossa estrutura de capital robusta, adequada para sustentar o ritmo atual de crescimento. Também seguimos operando com grande conforto em relação à liquidez, o que nos garante ampla flexibilidade para navegar em diferentes cenários e, inclusive, ampliar seletivamente a oferta de crédito com segurança”, complementa.

Sobre o Banco Mercantil

O Banco Mercantil (B3: BMEB3, BMEB4) vem passando por uma importante transformação nos últimos anos, pautada no investimento em inovação, dados, tecnologia e pessoas. Contando com mais de 9 milhões de clientes, o banco tem foco no público com 50 anos ou mais, e carrega em seu DNA o propósito de oferecer a seus clientes uma experiência única.

Sustentado por seus talentos, o crescimento dos números vem acompanhado de posições de destaque nos rankings de melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais e na posição de quinto maior pagador de benefícios previdenciários do país.

O banco atingiu o patamar de excelência na pesquisa NPS (Net Promoter Score), que fornece informações sobre fidelidade dos clientes e seu grau de satisfação com crédito e serviços, apurada de forma contínua. A instituição possui uma rede com mais de 320 pontos de atendimento distribuídos em quase 250 cidades pelo país.

Para saber mais acesse meumercantil.com.br .

*Conteúdo produzido pelo #OT360 de inteira responsabilidade do anunciante