Pandemia

Aumento de casos de Covid-19 têm relação com teste rápidos, diz secretário

Há 15 dias o Estado distribuiu 551.500 testes rápidos para os municípios mineiros e os resultados desses exames estão saindo

Por Natália Oliveira
Publicado em 20 de maio de 2020 | 15:13
 
 
 
normal

Minas Gerais registrou nesta quarta-feira (20) um recorde de mortes e de casos confirmados de coronavírus em 24 horas. Segundo balanço o balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Minas chegou a 177 mortes e 5.286 casos confirmados do coronavírus, sendo que foram 10 novos óbitos e 309  novas pessoas contaminadas pelo vírus.

Em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, disse que nós próximos devemos ter aumento de casos confirmados por causa da realização de mais testes rápidos nas cidades mineiras. Foram entregues 551.500 a varías cidades.

"Durante os últimos 15 dias, o governo do Estado de Minas Gerais entregou aos municípios um número grande de testes rápidos. Estes testes estão começando a agora entrar em ação, ou seja as pessoas estão começando a serem testadas para buscar se tivemos um número significativo ou não de pessoas que já tiveram contato com o vírus. E é possível que nós tenhamos um pequeno aumento em relação ao que vinham sendo os casos confirmados, mas isso também vai mostrar que nós estamos enquanto um coletivo do Estado aumentando a nossa testagem", disse o secretário. 

Amaral disse ainda, na coletiva, que o aumento progressivo do número de casos faz parte da pandemia, mas segundo ele o Estado está cada vez mais preparado com abertura de mais leitos e entrega de respiradores. 

"Temos tido um progressivo número de casos, isso faz parte da epidemia, mas por outro lado a colher frutos do que foi a estruturação e a preparação do que nós fizemos ao longo desses meses. Estamos começando a abrir mais lentos de UTI que estão progredindo para entrar em funcionamento, ou seja estamos ampliando a capacidade operacional", destacou. 

No fim da coletiva, o secretário afirmou ainda que em breve serão divulgados dados do programa Minas Consciente, que prevê a volta gradual das atividades econômicas do Estado. 

Para saber mais sobre os dados do coronavírus em Minas CLIQUE AQUI.
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!