A ajuda para a produção de equipamentos e materiais hospitalares que podem ser úteis no combate ao coronavírus vem de lugares que muitos nem imaginam. Garrafas pet do Guaraná Antarctica, produto fabricado pela Ambev, vão se transformar em três milhões de máscaras de proteção facial que serão doadas ao Ministério da Saúde. A entidade vai distribuir o material para as secretarias estaduais. 

As máscaras são do tipo face shield e cobrem todo o rosto dos profissionais de saúde. Os equipamentos serão produzidos por uma empresa parceira em Guarulhos (SP) e contam com avaliação técnica do INOVA USP (Centro de Inovação da Universidade de São Paulo) e do INOVAHC (Centro de Inovação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP). 

“Estamos nos esforçando para encontrar caminhos para ajudar o Brasil a superar este momento o quanto antes. A proteção facial é um dos principais equipamentos de proteção individual para ajudar na prevenção do COVID-19 dos profissionais de saúde que estão na linha de frente, e dedicamos nosso time de design e engenharia para desenvolver o protetor”, comenta Jean Jereissati, CEO da Ambev.

Diversos profissionais de saúde testaram o protetor facial, como Dr. Rubens Belfort, da Academia Nacional de Medicina, e o Prof. João Aléssio, do Hospital São Paulo. “Esse modelo de protetor facial tem o diferencial de ser facilmente higienizado e é uma das principais demandas da rede de saúde no país, além de complementar o uso da máscara”, afirma Rubens.  

"A pandemia do COVID 19 tem desafiado toda a sociedade de várias formas e nesse momento o principal objetivo precisa ser salvar vidas. O governo, o setor privado e a academia não vão deixar ninguém para trás e todos juntos vamos ganhar esta guerra", diz Dra Linamara Rizzo Battistella, professora titular da Faculdade de Medicina da USP.

A Ambev contou com a contribuição de parceiros desde os primeiros traços até o desenvolvimento da técnica de produção e a fabricação dos equipamentos. Entre eles, estão as empresas Africa e Bizsys. Os equipamentos começam a ser produzidos ainda nesta semana e a entrega inicia-se na semana seguinte. 

Secretarias de saúde de Minas Gerais beneficiadas com álcool em gel

A Ambev também vai contribuir no combate ao coronavírus por meio da doação de um milhão de unidades de frascos de álcool em gel. O produto será disponibilizado em garrafas pet, como as utilizadas para as bebidas da marca e doado para as 27 secretarias estaduais de saúde, que vão encaminhar para os municípios. 

A Ambev dobrou sua produção de álcool em gel. Para isso, criou linhas de produção exclusivas e adquiriu novos equipamentos para as cervejarias localizadas em Piraí (RJ) e agora também em Jaguariúna (SP). Os aparelhos vão fazer a extração do álcool que vem da produção de cerveja e também o envase do álcool em gel. O estado de Minas Gerais receberá 30 mil unidades do insumo, que serão entregues para a Secretaria Estadual de Saúde.