O prefeito de Varginha, no Sul de Minas Gerais, renunciou ao cargo nesta segunda-feira (6). A renúncia de Antônio Silva (PTB) aconteceu  um dia após ele revogar o decreto que permitia a reabertura do comércio da cidade. O decreto foi motivo de bastante polêmica por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). 

Antônio Silva escreveu uma carta de renúncia direcionada à Câmara de Vereadores. No documento ele alega que renunciou por questões de foro íntimo. "Não sou Prefeito, apenas estou Prefeito, mas, nas atuais circunstâncias e por razões de foro íntimo, reconheço não ter condições de continuar administrando a Prefeitura", escreveu. 

O prefeito estava de férias quando teve início a crise do novo coronavírus. Ele retornou à prefeitura na semana passada e cedendo as pressões de empresários autorizou a reabertura do comércio por meio de decreto. O documento foi questionado pelo Ministério Público, a Associação Médica, a comissão de enfrentamento ao Covid-19, o Conselho Municipal de Saúde e a Superintendência Regional de Saúde.

O prefeito foi eleito em 2016 com 43,98% dos votos, mas antes disso ele já tinha governado Varginha entre 1989 a 1992, 1997 a 2000 e 2012 a 2016. A Câmara vai fazer os procedimentos de posse do vice-prefeito, Verdi Lúcio Melo, que cuidou da crise do corona enquanto o prefeito estava de férias. 

Confira na íntegra a nota de pedido de renúncia:

Exma. Sra.

Vereadora Zilda Maria da Silva

DD. Presidente da Câmara Municipal de Varginha – MG

NESTA

Senhora Presidente,

Eu, abaixo-assinado, Antônio Silva, brasileiro, casado, advogado, residente e domiciliado nesta cidade, na Alameda dos Sabiás, nº 157, Jardim Cidade Nova, dirijo-me respeitosamente a V. Exa. para expor e comunicar o seguinte:

Durante mais de 15 anos tive a honra de estar à frente da Prefeitura desta cidade, como Prefeito, eleito por 4 mandatos.

Procurei, ao longo desse tempo, desempenhar minha função com honestidade, probidade e integral dedicação, no afã de corresponder às expectativas daqueles cidadãos que me confiaram o seu voto.

Não sou Prefeito, apenas estou Prefeito, mas, nas atuais circunstâncias e por razões de foro íntimo, reconheço não ter condições de continuar administrando a Prefeitura.

Relembrando as palavras do Apóstolo Paulo, posso afirmar que “combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a fé”, e encerro a minha missão com a consciência do dever cumprido.

Assim sendo, num ato de livre manifestação de vontade e para que produza os seus jurídicos e legais efeitos, venho comunicar a V. Exa. minha decisão irrevogável e irretratável de RENUNCIAR, a partir desta data, ao cargo de Prefeito Municipal desta cidade de Varginha – Estado de Minas Gerais, para o qual fui eleito nas eleições do ano de 2016, para o quadriênio 2017/2020.

Na oportunidade, renovo a V. Exa. e a seus ilustres pares, meus protestos de elevada consideração e respeito.

Varginha (MG), 06 de abril de 2020

Antônio Silva