Cid Moreira, uma das vozes mais conhecidas e marcantes do país, não planeja se aposentar - pelo menos por enquanto. Aos 93 anos, o primeiro âncora do “Jornal Nacional” (Globo) realiza, agora, o sonho de voltar a trabalhar com rádio. Ele será a principal voz da Rádio Conhecer, que estreia nesta terça-feira (1º), e que será transmitida online.

O projeto marca o retorno de Cid às origens - ele começou a carreira no rádio em 1943, quando tinha apenas 17 anos, no interior de São Paulo. A volta é motivo de comemoração para o comunicador. “É como se eu estivesse renascendo. Estou tão emocionado como na primeira vez que entrei na rádio com 17 anos”, comentou ele. “Eu comecei no rádio e nunca imaginei que eu voltaria”, acrescentou.

O projeto da Rádio Conhecer é uma parceria com Sérgio Azevedo (especialista em marketing e gestão empresarial e também comunicador de rádio e TV com que Cid havia trabalhado na gravação da locução da Bíblia no início dos anos 2000) e com Cyro César, jornalista e radialista.

“O Sérgio me apresentou a ideia e eu adorei”, disse o comunicador. “O trabalho sempre me motivou e continua motivando. Quando ofereceram essa oportunidade, eu vibrei. Se continuar assim vou chegar até os 140 anos (risos)”, afirmou ele, ressaltando que trabalhar sempre fez parte de sua vida. 

Na rádio online, ele será o principal locutor e apresentará os comunicadores dos cerca de 25 programetes - cada um com duração de três a cinco minutos - que serão levados ao ar cada 30 minutos. Cid também apresentará programas, com leituras de poemas de grandes autores (semelhante ao que ele já faz no Instagram e no YouTube), chamado “Crônicas e Poemas Imortais”,  e além de ter a voz nas pílulas com trechos da Bíblia em “Mensagens da Bíblia em Áudio”. “A rádio dará a oportunidade de oferecer esses conteúdos aos ouvintes não só do Brasil, mas do mundo”, destacou ele, que também ocupa cargo de diretor geral da Conhecer. 

Empolgado, Cid Moreira comemora o momento que está vivendo. “Eu me sinto realizado como ser humano, profissional”, garantiu ele, que disse que, após tantos anos dedicados ao jornalismo, fez uma  promessa, que começou com a narração da Bíblia.  “Escrevi (na época): Há 25 anos levo notícias nem sempre boas que procuro amenizar com um boa noite, mas a partir de agora quero levar o evangelho até o último dia da minha vida. Estou investindo não só em mim, mas em todos nós”, revelou o comunicador.

Cuidados com a voz

Cid Moreira relembra que, no início da carreira, era muito tímido. “Fui (até a rádio) pensando em fazer um estágio em contabilidade, mas o diretor tinha escutado a minha voz e me fez o convite (para ser locutor). Meu coração disparou, não sei como eu consegui viver até agora, aos 93 anos”, contou o comunicador. 

Desde a estreia no rádio ele segue alguns cuidados para manter a voz que o tornou conhecido em todo o país - voz que, segundo ele, por causa do timbre, queimou muitas válvulas de rádio. “Nessa época eu tinha um pote de madeira minúsculo e colocava sal. Sempre pediam uma pitadinha de sal grosso. Não deu certo”, disse o comunicador. 

 

A cantora Elizeth Cardoso deu outra alternativa para ele, mas também não funcionou. “Ela falou: ‘me dou bem com cravo da Índia’. Ficava soltando aquele gostinho. Sabe o que ganhei? Uma tremenda de gengivite. Aí mudei. Hoje uso o gengibre”, revelou ele. Uma vez, durante a apresentação do ‘Jornal Nacional’, um pedaço do gengibre escapuliu da boca, e ele fez de tudo para que tentar disfarçar. “O Armando Nogueira (que foi diretor de jornalismo da Globo), falou: ‘Tá fazendo careta no ar, é?’”, contou o comunicador.  

A jornalista Fátima Sampaio, com quem Cid é casado há 20 anos, conta que o marido só perdeu a voz uma vez. “A única vez que ele perdeu a voz foi quando me conheceu”, brincou ela. Fátima também estará na programação da Rádio Conhecer com o programete “Crônicas da Vida”. 

“Resolvi contar as histórias de infância, de como encontrei o Cid e as que encontramos no caminho. Pode ser uma história bonita, triste, dura, mas é interessante que escutem histórias dos outros. É tão humano, parte do cotidiano do outro. Como o medo do Cid quando gaguejava no início da profissão”, detalhou ela. Tanto Cid quanto Fátima gravam seus respectivos programas do sítio em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, em que moram. 

Rádio online

A Rádio Conhecer entra no ar nesta terça-feira (1º), e todo seu conteúdo estará disponível apenas na internet, gratuitamente. Segundo Cyro César, um dos idealizadores do projeto, serão 24 horas de programação diariamente. “A rádio, predominantemente, veicula música, e, a cada 30 minutos, entra um programete”, contou ele.

Sérgio Azevedo, outro idealizador da Conhecer, falou sobre o nome. “Esse é justamente porque leva conhecimento.É um espaço para que as pessoas fiquem por dentro de mais assuntos que não são do nosso conhecimento”, explicou ele, exemplificando que a rádio terá programas voltados para a astronomia e para a engenharia. “A web rádio é a rádio do futuro; ela é interativa, tem o som, tem o vídeo, tem o podcast…”, destacou Azevedo.