Teatro

Comédia que satiriza a burocracia estreia nesta sexta-feira (27) no Cine Brasil

‘Como Vencer a Burocracia Sem Ter Um Infarto’ cumpre curta temporada até domingo e é o primeiro espetáculo inédito a ser encenado durante a pandemia em BH

Por Bruno Mateus e Patrícia Cassese
Publicado em 27 de novembro de 2020 | 14:44
 
 
 
normal

Nestor é um homem de meia-idade que se vê em meio ao furacão do caos burocrático entranhado há séculos na sociedade brasileira. Quando tem todos os documentos cancelados por algum erro no cadastro de pessoa física, ele precisa provar que, ao contrário do que o “sistema” diz, ele não está morto.

Poderia ser uma passagem inusitada e real, mas é a história de “Como Vencer a Burocracia Sem Ter Um Infarto”, peça que estreia curta temporada no Cine Theatro Brasil Vallourec, nesta sexta-feira (27). O espetáculo, baseado em texto de Ed Vasconcellos, tem direção de Ilvio Amaral. No elenco, Fernando Veríssimo dá vida à Nestor e Lucas Barbosa vive o funcionário público preso nas amarras desse “sistema”.

“Falar sobre burocracia é sempre atual, um tema que todo mundo já passou por algo nesse sentido, mas tivemos o cuidado de não culpabilizar o funcionário público. Queremos criticar o sistema e toda essa burocracia. Meu personagem está ali cumprindo tudo que esse sistema pede”, comenta Lucas Barbosa. 

Foi o ator o diretor Ilvio Amaral quem mostrou o texto aos atores, que de imediato escolheram a obra para a montagem que queria realizar juntos. O nome de Amaral para a direção foi logo uma unanimidade. Barbosa diz que o texto já foi montado no Rio há cerca de 10 anos, mas numa versão diferente, inclusive com outro nome. Da forma como será encenado neste fim de semana, ele é inédito, pois alguns recortes foram feitos. “Pegamos nossas impressões e incluímos situações pelas quais a gente passa”, destaca.

Para Amaral, o texto é contemporâneo, mesmo sem citar especificamente a pandemia. “No entanto, é incrível como se casou com esse contexto no qual as pessoas estão enfrentando as maiores burocracias, seja para receber o auxílio emergencial, aposentadorias... É muito divertido como o autor coloca as coisas”, ele comenta.

Lucas Barbosa conta que os ensaios começaram há cerca de dois meses, quando o elenco ainda não sabia ao certo em que momento o espetáculo poderia estrear. Saber que “Como Vencer a Burocracia Sem Ter Um Infarto” será a primeira peça inédita a ser encenada em Belo Horizonte durante a pandemia traz um misto de sentimentos: “É claro que tem uma apreensão, uma ansiedade muito diferente. É uma alegria muito grande e, ao mesmo tempo, um suspense de entender como tudo isso vai se dar, mas as expectativas são boas. Pensamos que levar a comédia e o riso para as pessoas nesse momento pode deixar a vida mais leve, é um respiro que estamos precisando”.

Ilvio Amaral completa: “O personagem é dado como morto e tem que provar que está vivo. E quando o cara pensa que está tudo resolvido, nada. Ele diz: 'Gente, tá aqui a certidão de nascimento'. E ouve como resposta: 'Mas ela só prova que você nasceu, não que está vivo'. E a gente começa a rir da situação. É muito forte a comicidade”.

Sobre a pandemia e a volta das atividades artísticas, o diretor fala sobre a rotina de ainda não saber com clareza como será o futuro a curto prazo. “Sou produtor de vários espetáculos. Estávamos com casa lotada para uma peça que de março passou para maio, depois para junho, agosto, e na sequência novembro.  Agora, a expectativa é fevereiro de 2021. Então, falei para eles (Barbosa e Veríssimo): 'Não marquem mais que um fim de semana'. Por isso a temporada tão curta, agora. Mas, claro, esperamos voltar num outro momento, inclusive na Campanha (de Popularização do Teatro e da Dança)”, diz Ilvio Amaral.

Protocolos de segurança

Seguindo os protocolos definidos pela Prefeitura de Belo Horizonte, o Cine Theatro Brasil Vallourec terá 50% da capacidade reduzida. Sinalização indicando distanciamento mínimo, medição de temperatura, disponibilização de álcool em gel e adequação na circulação dos espaços são algumas das ações implementadas, além de plateia com poltronas interditadas de forma escalonada, exceto para grupos de até quatro pessoas que tenham adquirido os ingressos de forma conjunta.

Programe-se

O quê: Peça “Como Vencer a Burocracia Sem Ter Um Infarto”

Quando: de sexta (27) a domingo (29): Sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h

Onde: Cine Theatro Brasil Vallourec (Praça Sete, Rua dos Carijós, 258, Centro)

Classificação: 12 anos

Ingressos: R$ 40 (Na bilheteria ou pelo site da Eventim)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!