Costelinha de porco e moela de frango foram os ingredientes principais do Arroz de Quintal, prato que garantiu a vaga do belo-horizontino Caio Soter, 30, na segunda temporada do reality global “Mestre do Sabor”. No episódio desta quinta-feira (7), o mineiro foi apresentado aos jurados da competição e conquistou o paladar de José Avillez e do também mineiro Leo Paixão, mas escolheu seguir na competição integrando o time do chef português. “Quero levar Minas Gerais para o mundo”, anunciou após a escolha.

“Estou muito feliz em participar do programa. Foi incrível poder levar a minha cozinha e receber elogios de três chefs que eu admiro muito e eu tô muito animado a trabalhar com o Avillez, que sempre foi um chef que eu sempre admirei”, justificou. “O programa é muito bacana, valoriza o ingrediente brasileiro e valoriza tradições. Acredito que dá para levar Minas Gerais pra bem longe nessa disputa”, contou.

O chef comanda a cozinha do restaurante Alma Chef, que fica no bairro de Lourdes, há um ano, quando optou por abandonar de vez seu escritório de advocacia.  Há uma década, em um intercâmbio em Montana, nos Estados Unidos, Soter teve seu primeiro contato com a cozinha lavando pratos em um restaurante. Na época, ele ainda cursava Direito e chegou a se formar. 

Sua relação com a comida está no prato, onde explora produtos mineiros com técnicas apuradas, e também nas paredes do restaurante, decorado com fotos dos produtores que fornecem os insumos para abastecer as receitas.

"O prato que apresentei no programa fala muito da nossa essência, de Minas Gerais e da nossa cozinha de subsistência. Ele tem porco, miúdos de frango e mostra o total aproveitamentos dos ingredientes, verduras da horta do quintal, como taioba e ora-pró-nobis”, explicou sobre a receita vencedora.