Sem palco

Coronavírus: Itabira lança edital de apresentações culturais via internet

Para minimizar o impacto da pandemia e permitir que, de alguma forma, artistas gerem renda, projetos serão remunerados

Por Letícia Fontes
Publicado em 14 de maio de 2020 | 14:27
 
 
 
normal

Entre tantas possibilidades do fazer artístico, é difícil encontrar uma opção que não envolva o encontro com o público. Com as medidas de prevenção à disseminação do novo coronavírus e isolado em quarentena, o setor cultural se viu diante de um cenário de incertezas.

Para minimizar o impacto da pandemia e permitir que, de alguma forma, artistas gerem renda, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, em Itabira (FCCDA), na região Central do Estado, tem traçado algumas estratégias. Nos próximos dias, a prefeitura da cidade irá abrir alguns editais, que preveem a remuneração para os profissionais que produzirem algum vídeo inédito com o seu trabalho. As produções vão ser publicadas no canal do Youtube da fundação. 

A ideia, segundo a superintendente interina da FCCDA, Marta Rocha, é criar mecanismos de remuneração aos profissionais do setor, que foram bastante atingidos pelas medidas de enfrentamento a Covid-19, como a suspensão de atividades e apresentações culturais. 

Segundo Marta, com o também adiamento do 46º Festival de Inverno na cidade, que aconteceria em julho, a fundação já estuda e planeja a possibilidade de realizar o evento em formato online no segundo semestre. Por isso, a FCCDA deu prosseguimento ao edital de inscrições para o festival. A primeira etapa de seleção se encerrou no dia 30 de abril e contou com 95 projetos inscritos — sendo 84 classificados. Agora, essas propostas seguirão para análise técnica. Em média, 20 mil pessoas participavam todos os anos do Festival de Inverno na cidade. 

"Precisamos apoiar a classe artística, que já foi tão prejudicada com a necessidade do isolamento social. É a nossa obrigação criar alternativas e repensar formatos possíveis para esse momento. Estamos fechando os últimos detalhes desses editais, mas vão contemplar todos os setores, artes visuais, teatro, música, dança, palestras. Temos que ter criatividade para levar o entretenimento", explicou. 

De acordo com Marta, ainda não foram definidos valores para os editais, mas o montante está garantido pela prefeitura. "Itabira é uma cidade com muitos artistas que dependem exclusivamente dessa renda, são profissionais que se apresentam em bares e nas ruas e que agora estão impedidos de trabalhar. Certamente o setor cultural será o último a voltar a realizar suas atividades. É muito triste adiar eventos, como o Festival de Inverno, que acontece há 45 anos sem interrupção, mas é necessário", pontuou.

Saiba mais.
Para acompanhar e saber mais sobre os editais, que devem ser publicados nos próximos dias, acesse o site: www.fccda.com.br
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!