A possibilidade de cancelamento da turnê brasileira do Metallica causou apreensão nos fãs nesta terça-feira, 10. O show, que será realizado no Mineirão, é um dos mais esperados do ano em Belo Horizonte, e a apresentação no dia 27 de abril fecha o giro do grupo pelo país. Antes, a superbanda de heavy metal também toca em Porto Alegre (21/04), Curitiba (23/04) e São Paulo (25/04).
Vários fatores causam a preocupação dos fãs. O principal é o estado de saúde do vocalista e guitarrista James Hetfield. Com problemas de alcoolismo, ele entrou na reabilitação em setembro do ano passado e só fez sua primeira aparição pública em janeiro deste ano, quando foi a uma exposição de carros. Poucos dias depois, ele cancelou duas apresentações que a banda faria nos Estados Unidos e, com isso, o Metallica ainda não subiu aos palcos em 2020.
“Tenho que informar a todos que não posso ir ao Sonic Temple, em Columbus, e ao Louder Than Life, em Louisville, neste ano. Como parte de meu esforço contínuo para me manter saudável, tenho eventos críticos de recuperação nesses fins de semana que não podem ser mudados. A realidade é que não priorizei minha saúde no último ano de turnê e agora sei que minha saúde mental vem em primeiro lugar. Era absolutamente necessário cuidar de minha saúde mental, física e espiritual”, escreveu o músico, em nota divulgada no dia 24 de fevereiro.
Ele ainda tentou tranquilizar os fãs ao afirmar que as outras apresentações do ano não seriam canceladas. “Quero enfatizar que a banda tocará todos os outros shows anunciados para 2020. Estou ansioso para voltar a tocar e ver todos os nossos grandes fãs sul-americanos em abril”, escreveu Hetfield.
Dificuldades
A isso, se somaram os problemas no show de Porto Alegre, que está sem lugar para ser realizado. A apresentação estava marcada para a Arena do Grêmio, mas a data coincide com uma partida que o time gaúcho tem contra o Universidad Católica, pela Libertadores. Até a prefeitura de Porto Alegre está em busca de uma solução, mas com o impasse, a apresentação na cidade pode deixar de ser realizada, o que comprometeria as outras datas no país.
Resposta
Procurado, o Mineirão, por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou desconhecer um possível cancelamento do show na capital mineira.