De quarentena dentro de casa, o DJ e empresário Túlio Borges colocou em prática na noite de quarta-feira (18) uma iniciativa que já havia criado antes mesmo da recomendação para que as pessoas fiquem em casa para conter o avanço do coronavírus. Em uma live transmitida na sala de sua própria casa na quarta-feira, ele compartilhou um novo set durante uma hora, ao vivo, pelo projeto Rádio Discothèque, lançado em dezembro do ano passado. A live foi gravada também para ser disponibilizada no YouTube e, o set, para a plataforma Soundclound.
"É uma opção já que não podemos reunir muita gente em um mesmo ambiente. Eu tenho pouco seguidor no Instagram, mas muita gente viu e foi dando um feedback do som e curtindo muito o set", conta Borges. A partir de hoje, ele reúne outros DJs para sets transmitidos ao vivo pelo Instagram da boate Dduck, a qual é um dos sócios. "A ideia é reunir de quinta à sexta-feira, sempre às 21h, um DJ divulgando o seu set online, mas sem levar público. O convidado também irá ganhar um cachê simbólico como uma forma de remuneração durante o período da quarentena", explica ele, sobre a iniciativa batizada de DDuck Sessions.
Mais além. Mas ele não está sozinho. Em todo o Brasil, vários músicos que integram o line-up de festivais previstos para março, abril e maio e que foram cancelados por causa da pandemia do Covid-19, criaram outras iniciativas para entretenimento sem sair de casa e, principalmente, incentivar as pessoas a se preservarem em seus lares. Festivais como Fico em Casa, Lá de Casa e Quarentena Sessions também foram criados especialmente para "quarenteners" após o cancelamento dos eventos presenciais.
Para Gabriel Prata, agente e comunicador cultural, o momento para a cena cultural é crítico. "O cancelamento de eventos e das agendas de músicos e DJs e, ainda, o fechamento das casas noturnas, museus, teatros e cinemas, trará prejuízos incalculáveis em várias frentes. Porém, tais medidas são fundamentais para se conter a epidemia e cabe à cena cultural, agora mais do que nunca, buscar estratégias para se manter ativa, relevante e financeiramente sustentável", opina ele sobre o surgimento dos projetos 100% online em um cenário que, ainda, é indefinido. "Agora ainda é hora de conscientizar, trazer informações e convencer as pessoas de que a permanência em casa é imperativa e passem a levar à sério as medidas de precaução", finaliza.
Veja a programação das apresentações nas plataformas online:
DDuck Sessions
A boate DDuck, de BH, inaugura, nesta quinta-feira, a DDuck Sessions. Serão transmitidos ao vivo os sets de DJs da cidade. A live acontece no Facebook da boate, às 21h, linkado com um site que permite que quem estiver assistindo possa colaborar com o cachê dos DJs. Na estreia a apresentação é do DJ Bukzem e. na sexta, o DJ Amplis.
Zélia Duncan
Zélia Duncan foi a pioneira ao decidir apresentar o show "Tudo é Um" pela internet na última sexta-feira (13). A mesma Zélia agenda para as 19h30 desta quinta-feira (19),apresentação online, pelo Instagram, do show de voz-e-violão "O Lado Bom da Solidão".
Festival Eu Fico em Casa
A ação (#festivaleuficoemcasabr) criada em Portugal terá mais de 60 shows confirmados em 40 horas de formatos inéditos e intimistas. Entre eles Roberta Campos, Marcos Valle, Joyce Moreno e Pedro Luís. Entre esta quinta (19) e domingo (22), das 18h às 21h.
Kiko Dinucci
O guitarrista Kiko Dinucci, violonista e guitarrista das bandas Metá Metá e Passo Torto, sobe ao palco da Casa de Francisca, em São Paulo, nesta quinta (19), para uma plateia vazia. O show, correspondente ao disco recém-lançado "Rastilho", será transmitido ao vivo no Facebook.
Festival Música em Casa
Di Ferrero, cantor que está isolado em casa tratando do coronavírus, será uma das atrações do "Festival Música em Casa", promovido pela gravadora Universal Music no Brasil. Entre as outras atrações estão Sandy, Atitude 67, Jão, Melim, Vitão, Projota, Léo Santana e Michel Teló. As apresentações ao vivo vão acontecer de 20 a 29 de março, e exibidas no Instagram do Festival Música em Casa. Serão cinco shows por dia, de 30 minutos de duração casa.
Festival Lá de Casa
Inspirado no evento português de mesmo nome, o "Festival Lá de Casa" vai acontecer de 20 a 22 de março, via Instagram, diretamente da casa dos 42 artistas convidados em lives de 30 minutos, das 17h à meia-noite. Entre as atrações está o duo AnaVitoria.
Matheus & Kauan
A dupla sertaneja Matheus & Kauan fará shows semanais, sempre
às quartas-feiras, às 20h, no projeto "Não Vamos Confinar
Nossas Vozes". Nas redes sociais, eles também disseram que vão
desafiar outros artistas a fazerem o mesmo.
Gusttavo Lima
Gusttavo Lima anunciou em suas redes sociais que está preparando uma transmissão ao vivo de um show em sua casa. "Vou dar um jeito de fazer uma live no meu canal no YouTube. Não sei, um show, um churrasco. Estou pensando na melhor forma de estarmos juntos, independente de qualquer coisa", disse em seu Instagram.
Veja o vídeo do comunicado feito pelo cantor em seu Instagram.
Retiro do Coronga
O cantor Marcelo Veronez criou, em seu Instagram, uma espécie de programa batizado de "Retiro do Coronga" em que indica sempre um artistas para ouvir e ler durante a quarentena.Os episódios estão disponíveis no perfil do cantor no Instagram e o de estreia é sobre a discografia de Caetano Veloso.
Festival Da Sala de Casa
Até o dia 10 de abril, vários artistas do Brasil inteiro se uniram para fazer um show da sala da própria casa de cada um. Os horários são sempre às 14h, 17h, 20h e 22h. As apresentações acontecem no perfil de cada artista. Siga a tag #DaSalaDeCasa para acompanhar.
GE Festival
O site Garotas Estúpidas, da influenciadora digital Camila Coutinho, vai disponibilizar até o dia 27 de março atrações ao vivo de vários temas. No dia 24 a chef Bela Gil ensina a receita de salpicão vegano e no dia 26 a atriz Mônica Martelli (foto) transmite uma apresentação de stand up ao vivo. Veja a programação completa.
Solitude Festival
Festival online para dar apoio às bandas e artistas mineiros em tempos de quarentena.Serão 48 artistas que vão se apresentsr em performances especias, dentro de suas casas, via Instagram. A iniciativa acontece entre os dias 24 e 31 de março, das 20h às 23h.