Televisão

'Fora de Hora' faz paródia dos telejornais e ri dos fatos reais

Novo humorístico da Globo estreia nesta terça-feira (21) após o BBB 20

Por Renato Lombardi
Publicado em 21 de janeiro de 2020 | 03:00
 
 
 
normal

Em uma bancada, dois apresentadores informam as principais notícias e contam com a ajuda de um grande time de repórteres. Falando assim, parece ser a descrição de um telejornal tradicional, como o “Jornal Nacional”, que estamos acostumados a ver na telinha. Mas se tratando do “Fora de Hora”, novo humorístico da Globo que estreia nesta terça-feira (21), após o “BBB 20”, nada pode ser considerado normal ou dentro do padrão. 

A nova atração chega com a proposta de desconstruir a linguagem dos noticiários, reproduzindo elementos característicos desses programas de TV pelo filtro do humor. Assim, temas do cotidiano serão misturados aos absurdos possíveis em um jornal fictício, com apresentadores excêntricos e repórteres com características peculiares. Ao todo, a primeira temporada terá 13 episódios.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Agora a coisa ficou séria! TEM CHAMADA! 😱Dia 21 na @redeglobo! #ForaDeHora

Uma publicação compartilhada por PAULO VIEIRA (@paulovieira.oficial) em

Na bancada do “Fora de Hora”, estarão os âncoras e editores-chefes Renata (Renata Gaspar) e Paulo (Paulo Vieira). “Os nomes são os mesmos, mas interpretamos dois personagens. A minha passa um pouco do lugar da realidade. Ela é meio misteriosa, solta umas frases do nada, do tipo que as pessoas ficam sem entender se ela falou aquilo mesmo ou não”, explicou Renata, em entrevista ao portal O Tempo

“O ‘Fora de Hora’ é como se fosse um jornal da Globo, com uma grande produção, mas a equipe é falha, cada um tem a sua peculiaridade e humor. A graça está no repórter e na noticia ao mesmo tempo”, definiu a humorista.

Tudo é notícia

Segundo Renata, o “Fora de Hora” vai se desdobrar sobre tudo o que for assunto na semana. “Vamos abordar todas as notícias, colocar luz em diversos assuntos que aconteceram na semana. A ideia é deixar as pessoas informadas sobre as notícias e fazer uma brincadeira em cima”, contou a atriz, que também fez parte do elenco do extinto “Tá no Ar”. 

“Vamos entrar nesse momento que estamos vivendo de espetacularização da notícia, das fake news, desse tempo doido em que parece que todo mundo deu uma pirada, e nunca sabemos bem se é sério aquilo que estamos lendo. Chegamos para brincar com tudo isso”, avisou Vieira. 

Para Renata, a objetividade do programa, focado nas notícias, fará com que a informação chegue mais fácil ao público. “O programa vai direto ao ponto. Por meio do humor, a informação chega sem barreiras”, afirmou. 

Gravação

Ao contrário da maioria dos programas, o “Fora de Hora” é gravado aos 45 minutos do segundo tempo. Essa medida foi tomada porque a maioria das notícias serão os principais acontecimentos que antecedem a exibição do programa.

“Eu vou gravar toda sexta-feira para exibir na terça-feira seguinte. Mas tenho que estar disponível, porque vai que tenha alguma notícia e eu precise que gravar na segunda-feira ou na própria terça”, revelou Renata. 

Repórteres

Os repórteres são interpretados por Marcelo Adnet, Júlia Rabello, Caito Mainier, Luís Lobianco, Marcius Melhem, Welder Rodrigues, Luana Martau, entre outros nomes.

Diretora do ‘Lady Night’ no comando

O “Fora de Hora” é o primeiro trabalho da diretora Lilian Amarante. Ela, que é formada em jornalismo, chegou a trabalhar na área por anos até migrar para o entretenimento. Na MTV, esteve envolvida no segmente do humor, à frente de programas como “Comédia MTV” e “Furo MTV”. No Multishow, é diretora das bem-sucedidas quatro temporadas do “Lady Night”, apresentado por Tatá Werneck. 

Para ela, este é um momento ideal para um programa nos moldes do “Fora de Hora”. “O mundo, de certa maneira, vai tomando um caminho que, às vezes, a gente brinca que é o máximo da potência do ‘a vida imitando a arte’. Essa linha que define o que é real e o que não é real. Discutir essa linha é vital. Para mim, como jornalista – aqui sou diretora de um programa de humor, mas meu background é todo jornalístico –, o grande interesse é trabalhar em cima dessa linha”, explicou. (com agências)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!