A Globo está elaborando uma série de medidas que serão implantadas na empresa e que possibilitem a volta das atividades nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. As gravações de novelas, séries e de muitos programas de auditório da emissora estão suspensas desde meados de março, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Segundo a colunista Carla Bittencourt, do jornal “Extra”, entre as medidas que serão tomadas pela Globo está a proibição do tradicional buffet à disposição das produções e também do delivery externo. Todos os colaboradores - inclusive atores e apresentadores - serão orientados a levar a própria marmita ou comer na praça de alimentação que existe nos Estúdios Globo. A novidade não vai impactar famosos como Lázaro Ramos e Taís Araújo, que já são adeptos da marmita.

Além disso, como medida de segurança em tempos de pandemia, os atores terão de fazer a própria maquiagem (com material fornecido pela Globo) e também a se vestirem sozinhos. Outro detalhe é que os figurinos passarão a ser exclusivos, e não mais compartilhados, e a recomendação é que a troca de roupas aconteça em cabines dentro dos estúdios, para evitar a circulação pelos corredores.

Novos tempos

Segundo a jornalista Carla Bittencourt, a Globo estuda a volta das novelas “Amor de Mãe” e “Salve-se Quem Puder” em setembro. Há a sugestão de s folhetins serem exibidos apenas três vezes na semana, e não mais de segunda a sábado.

Antes da estreia dos capítulos inéditos das novelas, a ideia é fazer cerca de duas com um grande resumo do que já foi ao ar para fazer com que o telespectador relembre o que já aconteceu nessas produções.