De malas prontas para curtir o verão na praia, a jornalista Natália Alvarenga, 30, é uma das muitas mulheres que prefere dar férias também para os cabelos durante essa estação. “Gosto de manter os fios os mais naturais possíveis e tentar correr atrás do ‘prejuízo’ só quando chego em casa”, conta. Ela, que tem os fios tingidos de ruivo, reforçou a necéssarie de viagem com alguns cosméticos para garantir a proteção contra os raios solares nocivos, além de incrementar a mala com outros aliados. “Gosto de usar óleo de coco natural e reforçar a proteção do cabelo com lenço e chapéu durante o sol forte”, explica.
O ritual da jornalista para preservar maiores danos ao cabelo traz hábitos essenciais durante a estação, conforme pontuam especialistas. “É importante também fazer o último enxágue com água filtrada ou mineral, pois, em muitos destinos, a qualidade da água corrente é ruim”, explica o dermatologista e especialista em tricologia Alberto Cordeiro, da Horaios Estética.
Hairstylist do salão Maison Rocha, Rosângela Rocha conta que mesmo quem não vai visitar um destino litorâneo deve investir em produtos que auxiliem na rotina diária durante a estação. “Xampus e condicionadores específicos para o período, filtros solares, silicones e antioxidantes ajudam na proteção capilar”, ensina. Ao lado, veja outros hábitos para reforçar os cuidados com os fios.
1. Cabelos coloridos
Após os impactos da ida à praia, manter a tonalidade viva dos cabelos, sem desbotar, é quase missão impossível, né? Para manter o brilho e o tom, o diretor artístico da Alfaparf Milano, Eliabe Moreira, dá dicas. “Aposte em produtos específicos para fios coloridos antes da exposição ao sol. Se você é adepta ao secador, não se esqueça de passar um protetor térmico para evitar que o pigmento da coloração desbote”, ensina.
2. Loiras, atenção!
O sol pode até ajudar a iluminar os fios loiros. Entretanto, tanto o sal da água do mar quanto o cloro da piscina podem deixar o cabelo esverdeado. “Antes da piscina e do sol, aplique produtos que protejam a cor e, ao mesmo tempo, sejam nutritivos”, ensina Eliabe Moreira.
3. Fios ressecados
Quem tem cabelo poroso precisa redobrar a atenção e hidratá-lo ainda mais, já que a água do mar e o cloro da piscina podem detoná-lo. “Recomendo que, antes de você ir à praia, utilize um bom leave-in de nutrição. Depois do mergulho, enxágue os fios e aplique novamente esse mesmo produto”, sugere Eliabe Moreira.
4. Inclua óleos vegetais
Longe de conter qualquer substância química em sua composição, os óleos vegetais ajudam os fios a ficarem nutridos, vistosos, hidratados e cheios de vida. “Eles são a opção mais natural para hidratação e protegem também a fibra capilar. Os mais utilizados são óleo de coco, de argan e de abacate”, diz o médico dermatologista Alberto Cordeiro.
5. Foco no couro cabeludo!
Visagista e hairstylist do salão de beleza Maison Rocha, Rosângela Rocha chama atenção para cuidados com o couro cabeludo, uma vez que o suor e a umidade contribuem– e muito – para caspa e seborreia. Um dos cuidados principais é evitar o calor: ou seja, optar por água fria para lavar os cabelos e até dispensar o secador.