Banho relaxante, hidratação, máscara facial… Todos esses rituais foram responsáveis por incentivar mais pessoas a cuidar da pele e aderir a novos hábitos de higiene pessoal e autocuidado durante a quarentena. Resguardadas em seus lares, pessoas investem em cuidados pessoais simples, e, com a demanda, marcas especializadas têm investido em alternativas para incrementar as rotinas de higiene. 

Quem comprova é a consultora de imagem Camila Paschoalin. “Eu, sendo mãe de uma bebê de 2 anos e filha de pais idosos, me resguardei ao máximo durante a pandemia e adquiri muitos dermocosméticos pelo mercado online para cuidar da minha pele e dos cabelos sem precisar sair de casa”, relata ela, que também compartilhou sua experiência com os produtos adquiridos e suas descobertas, sem pretensão, pelas redes sociais. “Foi interessante ver o retorno das pessoas que me seguem, me perguntando sobre os produtos que eu estava usando e sobre minha rotina de cuidados diários do rosto”, disse.

Depoimentos como o da consultora de estilo têm sido cada vez mais frequentes durante o período de isolamento social. A jornalista Rannyer Barboni conta que comprou três tipos diferentes de hidratantes para a pele na pandemia e ainda ganhou mais um de presente. Ela conta que está usando todos, mas gastou o triplo do que costumava investir em cuidados pessoais. 

O relato faz sentido, afinal produtos para cuidados com a pele do corpo registraram alta de 161,7% nos primeiros dez meses de 2020, quando comparados com 2019, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Máscara facial, outro produto bastante procurado para incrementar a rotina de skincare, teve uma alta acumulada de 101,4%.

Banho e autocuidado

Ainda de acordo com a Abihpec, o aumento da demanda pelos produtos de higiene pessoal é consequência do comportamento dos brasileiros de utilização do banho como um momento de relaxamento. “Banhos mais longos para relaxar, menor possibilidade de ir aos salões e aos centros de estética, uma necessidade de fazer algo para se sentir melhor e ao mesmo tempo uma chance de se olhar e se cuidar melhor”, comenta Willian Miranda, CEO da Akmos, empresa mineira de cosmética e de produtos de bem-estar. A marca lançou, recentemente, 12 novos produtos voltados para o autocuidado. 

Para se ter uma ideia, pesquisas registradas no Pinterest – plataforma online de inspiração online – passaram a pesquisar mais tópicos do tipo “como amar a si mesmo” e “como se autocurar” durante os últimos meses de pandemia. "As pessoas sempre vieram ao Pinterest para descobrir diferentes maneiras de praticar a consciência plena ou a meditação e para encontrar inspiração para o bem-estar mental", diz Swasti Sarna, Gerente de Insights do Pinterest. 

 

e mostram o interesse em usuários que procuraram produtos para ajudar a recriar tratamentos habituais de beleza em casa.