Crítica

Segundo episódio de 'Game of Thrones' retoma ritmo e diálogos afiados

Depois de uma estreia morna, série da HBO traz A Knight of the Seven Kingdoms, capítulo com acidez, emoção, romance e revelações: perfeito!

Por Etienne Jacintho
Publicado em 22 de abril de 2019 | 14:02
 
 
 
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"A Knight of the Seven Kingdoms", o segundo episódio da temporada final de “Game of Thrones” foi um soco no estômago dos fãs, mas no bom sentido. Depois de um início morno e um tanto apático, a série deixou a fantasia à “História Sem Fim” ou “Como Treinar seu Dragão”, para voltar a mexer com as emoções do espectador em todos os âmbitos. Afinal, senhores roteiristas, onde estavam escondidos os diálogos cheios de acidez e ironia que os fãs tanto prezam?

O episódio já começa bom, com a conversa reveladora entre Bran Stark (Isaac Hempstead-Wright) e Jaime Lannister (Nikolaj Coster Waldau), que o público esperou todas as sete temporadas para ver. E Bran, como bom oráculo que é, não decepcionou nem se rebaixou às pequenezas humanas. Aliás, Jaime foi o destaque do episódio, co-protagonizando grandes momentos, como a consagração de Brienne, mas não vamos acelerar a história.

Nas vielas de Winterfell, Jaime e seu irmão Tyrion Lannister (Peter Dinklage) também tiveram um ótimo papo franco sobre Cersei (Lena Headey) e Daenerys (Emilia Clarke). Enquanto os cidadãos estavam visivelmente incomodados com o retorno dos dois ao reino do Norte, Tyrion dispara: “E as massas comemoram!”  Impossível não rir. Com essa nuvem da morte iminente pairando no ar, a língua de Tyrion ficou mais afiada (já não era sem tempo). Quando entram no salão do palácio de Winterfell, a Mão do rei não se contém: “Antes tudo era mais simples, Jaime. Da primeira vez em que pisamos neste salão, você era um leão dourado e eu, um bêbado depravado!”

Além de divertido, o capítulo teve cenas de fazer os olhos se encherem de lágrimas - e não só para quem é manteiga derretida. Certamente todos os fãs se emocionaram quando Jaime se levantou e pediu para que lady Brienne de Tarth (Gwendoline Christie) se ajoelhasse e, com sua espada em punho, a nomeou “cavaleira”, a primeira mulher a se tornar “sor” e não só “lady”. A merecidíssima consagração da loira a cavaleira dos Sete Reinos foi vista e celebrada por todos os guerreiros que estavam reunidos no salão, numa cena de empoderamento que foi de gritar de tão incrível. Vai, Brienne! Fora o triângulo amoroso ainda não consumado entre Jaime, Brienne e Tormund (Kristofer Hivju), que ficou bem evidenciado no capítulo.

E, logo depois de acompanhar essa cena, com um sorriso nos lábios e um nó na garganta, os fãs viram o querido Samwell Tarly (John Bradley-West) dar a Jorah a arma que foi de sua família. Outro momento emocionante foi o reencontro de lady Sansa Stark (Sophie Turner) com Theon Greyjoy (Alfie Owen-Allen), que prometeu lutar por Winterfell para deleite da ruiva.       

Arya Stark (Maisie Williams) também provou que não é mais uma garotinha e quis aproveitar bem sua última noite antes da grande batalha. Ela se jogou no ferreiro Gendry (Joey Dempsey), o bastardo de Robert Baratheon, que não achou a investida nem um pouco ruim.

Além de trazer ironia, romance e emoção, o episódio não desapontou nas revelações. Jon Snow (Kit Harington) finalmente contou a Daenerys que ele é, na verdade, Aegon Targaryen. Bran Stark deu pistas sobre o futuro e as intenções do Rei da Noite. Segundo Bran, o vilão-mór da série atualmente irá atrás dele, onde quer que esteja e, durante a reunião de planejamento da batalha - que reuniu Lannisters, Starks, Targaryens e Greyjoys -, o Corvo de Três Olhos decidiu que será a isca para que o exército dos vivos possa ter a oportunidade de derrubar o Rei da Noite.

Como sempre, o capítulo deixa o bom gancho para a sequência, com Tyrion olhando fixamente por cima das muralhas com pavor e determinação. Do outro lado, se aproximando de Winterfell, está o exército dos White Walkers. O inverno definitivamente chegou e a maior batalha de todos os tempos será foco do terceiro capítulo que terá 1 hora e 22 minutos de duração. No ar no próximo domingo, dia 28 de abril, às 22h30, na HBO.     

 

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