Cênico-musical

Um misto de celebração e catarse no palco

Bia Nogueira e o Grupo dos Dez estreiam o espetáculo “Dandara para Todas As Mulheres nesta quinta (30) na Funarte MG

Por Carlos Andrei Siquara
Publicado em 29 de janeiro de 2020 | 03:00
 
 
 
normal

A atriz e cantora Bia Nogueira, entre dezembro de 2019 e janeiro deste ano, realizou uma oficina com mulheres artistas e não artistas de Belo Horizonte. O mote foi falar de experiências de violência, numa tentativa de, coletivamente, purgar as dores e se pensar sobre a história das mulheres em um país em que o racismo e o machismo impacta milhares de vidas. Disso nasceu uma dramaturgia que Bia afirma ser cênico-musical, pois as canções se estabelecem como condutor do espetáculo. 

Batizado “Dandara para Todas As Mulheres”, o novo trabalho do Grupo dos Dez estreia nesta quinta (30), com apresentação até domingo (2), na Funarte MG. Bia antecipa que aquelas participantes da oficina também vão estar ao seu lado no palco. “Eu não me sentia à vontade para estar falando de um universo feminino que fosse só meu, até porque eu acho que ser mulher é uma construção social. Então, acredito ser justo que outras mulheres tenham voz neste espetáculo”, explica.

Ela comenta que “Dandara para Todas As Mulheres” tem um forte componente documental. “Tudo o que nós fizemos foi a partir dos relatos dessas mulheres que estão no elenco”, conta. Apesar de lidar com situações complexas e marcadas pelo sofrimento, a artista pontua que a encenação é otimista e propõe uma celebração do ser mulher a partir da homenagem a Dandara – ela mesma símbolo de resistência.

“Nós estamos apontando para um futuro de esperança e realizamos uma grande catarse porque acho que precisamos continuar sorrindo para superarmos este momento tão crítico que o nosso país está passando”, sublinha. 

No repertório, figuram canções de Barulhista, Deh Mussulini com Leonora Weissmann e Tamara Franklin, entre outras. “São músicas que estão na minha cabeça há muito tempo e dialogam com os temas ligados ao feminismo e à condição das mulheres negras”, sintetiza a artista. 

Agenda
O quê. Estreia de “Dandara para Todas As Mulheres”
Quando. De amanhã a 2/2, às 19h
Onde. Funarte MG (rua Januária, 68, centro)
Quanto. Entrada gratuita (retirada de ingressos uma hora antes da sessão)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!