Uma polêmica envolvendo o grupo baiano Àttøøxxá chamou a atenção nas redes sociais no fim da noite desse sábado (20). Hospedados no hotel Dayrell, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, os integrantes da banda se revoltaram com quadros sobre a escravidão colocados nos quartos onde iriam dormir. 

Veja trecho do vídeo:

Eles postaram um vídeo ao vivo no perfil da banda no Instagram reclamando da decoração. "Fica em cima das camas onde a galera dorme. A decoração do hotel é a escravidão. Para você ficar oprimido. Insulto a nossa raça", disseram os integrantes do grupo, se revezando no vídeo. Em um dos quadros que mostraram no vídeo, é possível ver uma  mulher negra levando um tapa na cara. Em outro, há negros carregando mulheres brancas. 

Eles também explicaram que retiraram os quadros dos quartos e que avisaram na recepção do hotel. Nas imagens, os músicos dizem que avisaram a direção sobre o ocorrido, mas que receberam a resposta para mandar um e-mail. Os artistas retrucaram dizendo que iam resolver na hora e chutaram alguns quadros.

"Quem for responsável por isso deve pensar assim até hoje, deve pensar dos seus funcionários e pensar assim dos negros", disseram no vídeo. 

A banda baiana tocou neste domingo (21) na Virada Cultural, na praça da Estação. Eles falaram sobre o episódio durante o show e pediram para as pessoas cuidarem umas das outras. 

"A gente acredita que se as imagens estivessem em um museu, mas não, estavam decorando o hotel e sobre as nossas camas. Você ver a decoração. A gente falou com o cara do hotel e falamos que não ia dormir com eles. Gente atenção esse período já passou. Quem se orgulha disso? Ninguém se orgulha. Vamos cuidar mais um dos outros e quem tá do nosso lado vamos dar as mãos", disse Rafa Dias, um dos integrantes da banda após a apresentação. 

Resposta do hotel 

A reportagem de O TEMPO entrou em contato com o hotel, mas foi informada pelo atendente que não havia ninguém para comentar o assunto neste domingo e que só poderia se pronunciar sobre o caso nesta segunda (22). 

Virada Cultural

A assessoria do evento informou que a escolha do hotel para hospedagem foi por conta da banda.