A plataforma Reclame Aqui recebeu cerca de 14,1 mil reclamações no período da Black Friday deste ano. O número supera a marca histórica de 2023, quando registrou 12 mil queixas. Neste ano, a insatisfação mais comum foi por atraso na entrega (17,41%). (Veja top 5 reclamações no fim da matéria).

De acordo com o Reclame Aqui, o consumidor teve um comportamento mais heterogêneo de compra e, consequentemente, as empresas reclamadas também foram bem variadas. A média diária de usuários na plataforma pesquisando empresas, reputação e a opinião de outros consumidores na quinta (28) e sexta-feira (29) foi de 1,3 milhão.

Ranking de empresas

O ranking das dez empresas mais reclamadas mostra essa diversidade de nichos, incluindo categorias como varejo, telefonia, apostas e beleza e cosméticos. No topo da lista, estão empresas como Sephora, Magazine Luiza - Loja Online e Amazon, seguidas por players de nichos específicos, como a plataforma de apostas Cassinopix e a marca de cosméticos Natura.

O CMO e Cofundador do Reclame AQUI, Felipe Paniago, observa que “a maioria das empresas do ranking, mesmo que tenham recebido um volume acima da média de reclamações, têm boas reputações, o que é reconhecido pelos consumidores. Agora, é importante acompanhar como essas empresas irão tratar essas insatisfações.”

Confira o ranking das empresas mais reclamadas

Empresa - número de reclamações

  1. Sephora - 469
  2. Magazine Luiza – Loja Online - 391
  3. Amazon - 357
  4. Mercado Livre - 262
  5. Wepink - 210
  6. Cassinopix - 169
  7. TIM - 146
  8. KaBuM! - 140
  9. Natura - 129
  10. Casas Bahia – Loja Online - 127

*O espaço está aberto para as empresas que queiram se manifestar sobre o ranking.

Confira o ranking dos principais problemas relatados

  1. Atraso na entrega (17,41%)
  2. Propaganda enganosa (16,98%)
  3. Produto não recebido (15,27%)
  4. Estorno do valor pago (10,42%)
  5. Problemas na finalização da compra (4,19%)

Outros dados:

A busca pelo Reclame Aqui no Google, nos últimos 7 dias, cresceu 22%. De 25 de novembro (segunda-feira) a 28 de novembro (quinta-feira), cerca de 160 mil usuários únicos realizaram pesquisas na ferramenta gratuita do Reclame AQUI, o Detector de Site Confiável. Esses consumidores pesquisaram mais de 37 mil sites diferentes desde segunda-feira e 68,4 mil usuários receberam alerta ao pesquisarem um site.