O bistrô Birosca, localizado há 13 anos no Santa Tereza, anunciou o fechamento da unidade na região Leste de Belo Horizonte. “Não é um adeus. É um até logo”, afirma Bruna Martins, proprietária do restaurante, em carta aberta aos clientes, publicada no perfil oficial da casa no Instagram. A casa deve fazer uma programação especial antes do fechamento definitivo, previsto para daqui dois meses.
De acordo com Bruna, o bistrô continuará funcionando em novo endereço. “Com o coração cheio de gratidão e um frio na barriga, a Birosca se prepara para sair do Santa Tereza e se aventurar pelas esquinas do Lourdes — numa casa que resistiu serena entre prédios imensos e que agora será transformada no nosso novo lar”, diz.
Localizado na rua Silvianópolis, o Birosca é famoso pela culinária autoral e afetiva. A casa tem, como um dos atrativos, a oferta de “open wine”, com vinhos à vontade por um único preço. “Agora, num momento em que a vontade de crescer e a necessidade de mudança ficaram fortes demais, começamos a escrever o próximo capítulo: um novo endereço, uma nova esquina, uma nova casa… e o mesmo amor pela cozinha e por Belo Horizonte”, diz outro trecho do anúncio.
“Vamos nos despedir como manda o Santa Tereza: sem tristeza, celebrando noite adentro em agosto e setembro — com festa, música, encontros e muita, muita comida. Em breve traremos a programação completa destes 2 meses de despedidas e emoções”, diz Bruna. “E o espaço que ocupamos hoje vai continuar existindo — e, com o tempo, quem sabe, receberá outra história tão bonita quanto a nossa.”
Restaurante de Leo Paixão também saiu do bairro
No ano passado, o Nicolau Bar da Esquina, do chef Leo Paixão, também fez um movimento parecido e se mudou do Santa Tereza, alocando-se em novo endereço no Belvedere. Mas os motivos eram outros. Na época, o chef justificou a saída com uma reclamação sobre uma sequência de roubos e furtos sofridos pelo restaurante, além de problemas com a iluminação da rua onde ficava. A mudança também estava alinhada com uma vontade de abrir um novo negócio na região onde o chef mora.