O prazo para enviar a Declaração de Imposto de Renda 2024 termina no próximo dia 31 de maio. E a Receita Federal espera a entrega de mais de 43 milhões de documentos. No entanto, até esta terça-feira (21), pouco mais de 28,6 milhões de contribuintes remeteram os dados. Das pessoas que ainda não entregaram a documentação, muitas ainda não o fizeram porque têm dúvidas sobre a declaração.
Se você é uma dessas pessoas, veja a seguir os caminhos para responder todas as perguntas a respeito do documento:
Batizado de Leo, o chatbot da Receita Federal é um programa que utiliza inteligência artificial para responder dúvidas sobre os diversos serviços oferecidos pelo órgão. Criado em 2021, o Leo passou a esclarecer também questionamentos sobre o Imposto de Renda neste ano.
O assistente virtual pode ser acessado por meio de um ícone com desenho de leão e legenda "Pergunta pro Leo" no canto inferior direito do site da Receita. Ao abrir a janela do chat, são oferecidos temas, como “Imposto de Renda”, para que o usuário possa clicar e direcionar a interação com o Leo. A partir daí, é só fazer perguntas. Caso ele encontre mais de uma resposta, serão apresentadas algumas opções ao usuário, que deverá escolher a mais adequada.
A Receita Federal oferece também um documento com um compilado de diversas perguntas feitas ao órgão sobre o processo de declaração de IR. Dentro da página “Imposto de Renda” no site da Receita, há um ícone logo abaixo de “Orientações” com o nome “Perguntão IRPF”. Ao clicar, abrirá um link com as versões atualizadas do documento. Basta clicar e baixar o PDF.
A versão mais recente do “Perguntão” tem mais de 300 páginas e mais de 700 perguntas sobre a declaração.
Além disso, anualmente, a Receita Federal conta com os NAFs para prestar assistência à população de baixa renda durante a declaração de Imposto de Renda. Os centros fazem parte de projetos de faculdades e universidades - uma parceria que começou em 2011. Em Belo Horizonte e região metropolitana, já são 18 NAFs.
Um dos centros universitários que prestam o serviço é o UniBH. Até 30 de junho, os contribuintes poderão obter ajuda do núcleo. Para participar, os solicitantes devem preencher um formulário. A partir do cadastro, é agendado um horário de atendimento, preferencialmente às quartas-feiras, das 19h às 20h, ou aos sábados, das 13h às 16h.
É importante que a pessoa tenha em mãos as últimas declarações preenchidas em anos anteriores, acesso ativo à sua conta gov.br e esteja em posse de todos os informes de rendimento das fontes pagadoras, inclusive recibos de aluguéis recebidos, caso haja. O atendimento é feito no campus Buritis - av. Professor Mário Werneck, 1685 - Buritis.
As unidades Barreiro, Betim e Contagem da UNA também oferecem o serviço. O atendimento acontece Às quartas-feiras, das 19h às 21h30.
Dia 22 de maio – Una Barreiro
Dia 29 de maio – Una Contagem
Na Faculdade Anhanguera os atendimentos serão realizados também às quartas-feiras, das 17h às 19h, no campus da avenida Presidente Antônio Carlos, 4157 – São Francisco –BH. O serviço contará com a participação de alunos e professores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Instituição. Também há orientações sobre informações cadastrais de CPF/CNPJ, regularização de CPF suspenso, certidões negativas de débito PF/PJ, agendamento on-line na Receita, serviços no portal E-CAC, informações acerca do MEI e Simples Nacional, entre outras.
Para conferir os NAFs na região metropolitana de BH e em outras cidades de Minas, basta acessar gov.br/receitafederal.
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