A possibilidade de vender em grande quantidade para um público internacional agora é uma realidade para lojistas mineiros. É que a gigante asiática Shein abriu cadastro para aqueles que atuam nos setores de moda, utensílios domésticos, papelaria, pets ou decoração no Estado. A expansão para Minas faz parte do plano da varejista eletrônica de aumentar a abrangência nacional – a empresa já atua em São Paulo e no Rio de Janeiro.
O marketplace é como um shopping virtual, concentrando diversos vendedores e atraindo um grande volume de clientes, segundo o analista da Unidade de Indústria, Comércio e Serviços do Sebrae Minas, Victor Mota. “É inegável que o consumidor mudou e está cada vez mais digital. Não dá para negligenciar isso”, argumenta o especialista.
Mas, para se dar bem na plataforma, é preciso ter alguns cuidados. O principal deles é garantir um preço competitivo. “É um lugar no qual deve-se ter o foco em vender um bom volume de produtos para compensar a margem menor”, explica Mota.
A empreendedora Ana Clara Silveira, de 32 anos, produz bijuterias e acessórios artesanais em Belo Horizonte. Sem uma loja física, ela faz toda a venda pelas redes sociais. Agora, a artesã analisa a possibilidade de cadastro na Shein. “A visibilidade é um dos principais atrativos. A Shein é conhecida mundialmente, e isso pode me ajudar a alcançar um público muito maior do que eu consigo atualmente”, diz.
De acordo com o porta-voz e diretor de marketplace da Shein no Brasil, Raul Jacob, Minas Gerais é um dos cinco Estados com maior volume de vendas e consumo no país. “A gente enxerga Minas como uma oportunidade gigante, principalmente para artesanato, bordado e calçados”, avalia.
Vantagens
Entre os benefícios para o vendedor, a Shein cita acesso ao mercado ampliado e às ferramentas de marketing, infraestrutura em todas as etapas de logística e geração de empregos. Neste início, o lojista pode fazer um teste de 30 dias na plataforma, sem a cobrança da comissão de 16%. Caso queira, poderá sair a qualquer momento, sem custo algum, um vez que não haverá contrato de serviço.
Como se cadastrar na Shein
- Acesse o site e crie uma conta de vendedor
- Preencha as informações de cadastro da sua loja
- Envie a documentação necessária: licença comercial, identidade do representante e fotos do comércio (fachada de loja, produtos em estoque ou escritório)
- Aguarde o contato da Shein, informando que o cadastro da loja foi aprovado
Critérios para vendedores:
- CNPJ: atualmente, a Shein só permite o cadastro de pessoa jurídica
- Estoque: não é necessário ter grande variedade de produtos, mas é importante ter um estoque considerável das opções que ofertar
- Qualificação: a plataforma não considera a experiência como requisito, mas a venda rápida e de alta qualidade exigida é mais fácil para quem já é comerciante há algum tempo
Dicas para vender mais:
- Analise os preços de produtos similares na plataforma e mantenha seus preços competitivos, sem sacrificar a margem de lucro.
- Invista em fotos de alta qualidade e em diversos ângulos. Use iluminação adequada e, se possível, modele as roupas em pessoas para dar uma ideia real de como ficam.
- Escreva descrições completas e precisas dos produtos. Inclua informações sobre materiais, tamanhos, cores disponíveis e instruções de cuidados.
- Participe de campanhas promocionais e ofereça descontos para atrair mais clientes. Fique atento às campanhas da Shein para aproveitar essas oportunidades.
- Mantenha um controle rigoroso do estoque para evitar vender produtos que estão esgotados.
- Ofereça opções de envio rápido e assegure-se de que os produtos sejam embalados de forma segura para evitar danos durante o transporte.