A Cemig vem sendo impedida de realizar a leitura de cerca de 80 mil medidores de energia em residências por Minas Gerais. O número representa quase 1% do total realizado.

Segundo a controladora, mais de 80% desses impedimentos acontecem em função do imóvel estar fechado. Em caso de falha na tentativa da leitura, seja por imóvel fechado ou por não autorização da entrada do profissional da Cemig, a fatura é calculada pela média dos últimos 12 meses.

Atualmente, mais de 9 milhões de leituras de medidores são feitas. Conceder o livre acesso ao medidor de energia da unidade consumidora é um dos principais deveres dos clientes e consta no contrato assinado com a distribuidora.

Em caso de imóveis novos ou alterações do local do padrão de entrada de energia, a Cemig exige a construção utilizando o modelo com o medidor apontado para a rua, para que não haja a necessidade de o leiturista entrar no imóvel. A única exceção a essa exigência são os prédios com mais de três clientes.

Outro motivo que impede a realização da leitura é o fato de ter a presença de um cão solto 
na residência. Quase 600 medições deixam de ser realizadas por esse motivo todos os meses. 

A gerente de Leitura da Cemig, Amanda Mascarenhas, explica o que é feito quando o procedimento não é realizado. “A Resolução 1.000 define que, nos casos de impedimento de leitura, a fatura seja gerada com base na média de consumo dos últimos 12 meses, o que pode levar o cliente a pagar um valor maior ou menor do que o consumo real registrado naquele mês, valor este que será compensado na fatura do mês seguinte. Em caso de três impedimento consecutivos de acesso ao medidor, a unidade consumidora também estará sujeita à desligamento da energia, conforme a normativa da Aneel”, destaca.

Também há a possibilidade do próprio cliente levar a medição até a empresa. Nos medidores mais antigos, com quatro ou cinco “reloginhos”, basta o cliente copiar a posição dos ponteiros e informar o número registrado.De posse do número, a leitura pode ser informada por meio dos canais de atendimento disponibilizados pela companhia.