O Be Honest, marca de mercados autônomos do Grupo Supernosso, substituirá concorrentes em 70 pontos nos próximos três meses. A bandeira substituirá lojas da Snackin, em Uberlândia e Goiás, da Seu Mercado, em Juiz de Fora, e outras em Belo Horizonte.
A Be Honest passa de 300 lojas em Minas e outros Estados. Em 2023, o faturamento da marca chegou a R$ 20 milhões, e a empresa estima que ele deve crescer pelo menos 50% com as novas aquisições. O Grupo Supernosso faturou R$ 4,1 bilhões no último ano e espera alcançar R$ 4,5 bilhões em 2024.
Os mercados autônomos são estabelecimentos que funcionam sem funcionários em condomínios residências ou de escritórios. O cliente seleciona sozinho os produtos e os paga por conta própria.
A maioria dos negócios no segmento no país funciona por meio de franquias e, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o ano de 2023 encerrou com cerca de 2.666 unidades ativas no país. Destas, 2.100 são apenas da Market4You, de São Paulo, a maior do mercado.
Em 2022, eram 1.477 minimercados em operação no Brasil, o que representa um crescimento de mais de 80% em apenas um ano. Mas para se ter uma ideia do “salto gigantesco” da área, em 2021 existiam três marcas, totalizando apenas 12 lojas nacionais. Hoje, já são onze empreendimentos associados à ABF.