Listado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) como a segunda maior rede do setor no Brasil, o Assaí Atacadista planeja expandir as operações em Minas Gerais. A empresa, que comemora os 50 anos em 2024, conta com oito lojas no estado e vai inaugurar, em breve, uma nova unidade em Juiz de Fora, na Zona da Mata. 

A matriz do Assaí no estado é em Belo Horizonte, na loja localizada no Minas Shopping, onde também funciona a administração regional da rede. Na capital, o Assaí ainda tem unidades no Belvedere e no Santa Efigênia. No interior, Uberlândia, Sete Lagoas, Ipatinga, Betim e Contagem já recebem a empresa. 

Apesar do desejo de expansão, o Assaí enfrenta a concorrência forte no estado. Supermercados BH, Mart Minas e Grupo DMA, que administra o EPA e o Mineirão Atacarejo, também figuram no ranking da Abras, e são redes já consolidadas no estado. O BH, por exemplo, está em 93 municípios mineiros com mais de 300 lojas.

“De fato, é desafiador. Finalizamos a conversão das lojas do Extra onde temos pontos estratégicos em BH e isso traz uma força para a marca, sobretudo tendo a nossa proposta de preço baixo e atendimento diferenciado”, argumentou a diretora regional de Marketing do Assaí, Daniele Motta, em entrevista à reportagem de O TEMPO

A rede não divulgou a pretensão de investimentos para Minas Gerais e nem o número de lojas que devem ser abertas. A restrição é devido ao período de silêncio necessário durante a apresentação de resultados. “Vamos conquistar o coração do mineiro, trazendo porta-vozes que se conectam com esse público. Mantendo patrocínios regionais, este por exemplo foi o segundo ano que patrocinamos o Campeonato Mineiro, também estivemos presentes no Comida di Buteco”, complementou a diretora. 

Para expandir sua atuação em Minas, o Assaí não traçou um perfil econômico dos clientes que deseja atrair. Daniele Motta assinalou que no Belvedere, por exemplo, o atendimento é a um público de classe mais alta. “Do outro lado, estamos no Centro, no Santa Efigênia, com um perfil mais variado, sortimentos, preços e comunicação adequados à região. Olhamos quem é o perfil perto das nossas lojas para fazer esse trabalho de forma adequada”, disse. 

Em 2023, o Assaí faturou R$ 72,8 bilhões. São 293 unidades em 24 estados e no Distrito Federal e 80 mil colaboradores empregados.