Ao menos 51% dos jovens adultos, de 18 a 34 anos, querem comprar um carro dentro dos próximos três anos. Segundo pesquisa da Localiza&Co, eles entendem que ter um veículo significa comodidade, conforto e liberdade. Mas o desejo esbarra em uma realidade “cruel”: comprar um veículo, na maior parte das vezes, implica uma série de condições - e nem sempre o jovem consegue preencher todos os requisitos.
De acordo com a diretora de marca da Localiza&Co, Tatiana Rocha, os resultados da pesquisa surpreenderam. “A gente achava que o jovem não queria comprar”, diz. Segundo ela, o gatilho para o desejo de ter carro é a relação com o trabalho. “O jovem começa a querer ter uma vida mais fácil e ter controle da sua mobilidade”, diz. No entanto, a diretora pontua que é necessário separar o sonho da realidade.
Ela conta que muitos jovens, principalmente na faixa etária de 18 até 24 anos, chegam às concessionárias com o sonho de adquirir um carro que transmita personalidade, que tenha um design moderno. “É aquela ideia de: quem eu sou a partir do carro que eu dirijo?”, comenta. Porém, a realidade acaba sendo a escolha do que ele pode pagar e como pagar.
Ou seja, o jovem acaba tendo uma escolha mais funcional, levando, geralmente, um carro seminovo e com condições de pagamento facilitadas: uma entrada que dê para pagar, uma parcela que caiba no orçamento etc. “O jovem de 18 a 24 não tem muita noção de quanto custa comprar e manter um carro. Às vezes, ele fala que quer um carro de R$ 30 mil, aí ele vê que não existe carro de R$ 30 mil e começa a repensar na questão do financiamento”, comenta Tatiana.
Esse “choque de realidade” é o que Marco Aurélio de Morais, 51 anos, proprietário da loja de seminovos Xtreme Veículos, observa entre seus clientes. “Muitos jovens estão viajando no mundo da fantasia, acham que vão conseguir comprar no próprio CPF, não têm poder de compra, não sabem o que querem, acham que vão comprar o carro de 60 vezes sem juros, não têm noção do que é financiamento”, afirma.
Segundo ele, sua maior clientela é de pessoas acima dos 35 anos, casadas, geralmente com filhos, cujo objetivo ao comprar um veículo é conforto e comodidade para a família. Jovens entre 18 e 25 anos são cerca de 15% dos clientes. Esses, geralmente, buscam veículos para usar como objeto de trabalho, como carros de aplicativo, e compram usando o nome de algum familiar. “A maioria vem com a avó”, comenta.
Conforme a pesquisa da Localiza&Co, 70% dos jovens entre 18 e 24 anos dizem que vão precisar de ajuda para conseguir comprar um carro. Os outros 30% conseguem comprar sem pedir auxílio. Já entre 25 e 34 anos, 90% conseguem pagar sozinhos.
O administrador Lucas Guerra de Carvalho, 25 anos, é um dos jovens que desejam comprar carro em algum momento no futuro. Ele esteve na loja do Marco para dar a famosa “olhadinha” nos veículos e ter noção de preço e de condições de pagamento.
No caso de Lucas, fazendo esse tipo de pesquisa, dificilmente terá um choque de realidade quando for comprar, de fato, um veículo. “Eu estava procurando sem pretensão, mas buscando as oportunidades, vendo o que cabe no orçamento, carro com preço bom, quilometragem boa”, revela.
Lucas conta que trabalha perto de casa e, por isso, não precisa usar transporte coletivo, por exemplo, mas um carro facilitaria a vida em algumas ocasiões. “Esses dias estava chovendo, eu tive que vir de Uber para o trabalho. Porque é perto de casa, mas é aquele perto longe. Se tivesse carro, vinha de carro”, lembra. Na visão dele, um carro traz mais conforto, comodidade, rapidez e segurança.
Perfil do jovem comprador de veículos
O estudo da Localiza&Co, intitulado "Mobilidade Através das Gerações", foi realizado entre abril e junho de 2024, com 1.600 brasileiros de todas as regiões do país, acima de 18 anos, em um painel oferecido pela Offerwise.
Confira outros dados revelados pela Localiza&Co:
O que buscam?
A busca por carro parte de dois princípios: o sonho e a realidade. No sonho, os jovens buscam um carro que tenha um design moderno e que transmita personalidade. Na realidade, o jovem busca um veículo funcional, seminovo, e que a grana que ele tem dê para pagar.
Por que buscam?
Geralmente, o gatilho para comprar um veículo é uma necessidade de trabalho.
O que influencia na escolha?
O preço é o primeiro fator determinante na escolha do carro, tanto no sonho quanto na realidade. No sonho do jovem, o segundo fator é o conforto. Na realidade, o segundo fator que influencia a decisão é a condição de pagamento, e o terceiro é a flexibilidade de negociação.
Quem influencia na escolha?
O comportamento dos públicos de 18 a 24 anos e de 25 a 34 anos é muito semelhante. Porém, a faixa etária mais jovem geralmente é influenciada pelos pais.
O que ter carro significa?
As palavras-chave que definem o significado de ter carro para os jovens consultados são: sonho, realização, conquista e liberdade.
Como pagam?
Em geral, os jovens conseguem comprar o carro por meio de financiamento, sendo que a maior parte do público entre 18 e 24 anos (70%) vai precisar de auxílio financeiro da família.
Qual carro querem?
Na preferência por marca, os nomes mais citados são: 1º - Fiat, 2º - GM, 3º - Honda, 4º - Volkswagen. Já na preferência por modelo, de forma separada, os nomes citados são: 1º - Civic, 2º - HB20, 3º - Uno, 4º - Pálio e 5º - Argo.
Quais dificuldades encontram?
Ao menos 48% acreditam que o baixo orçamento dificulta a compra de veículo, 30% veem dificuldade de conseguir crédito e financiamento, 26% citam falta de conhecimento do mercado de carros.