O Dia do Consumidor em 2025 será no sábado (15/03). Grande parte das lojas, tanto nas ruas quanto online, aproveitam a data e estendem as ofertas para alguns dias antes ou depois, a temporada conhecida como Semana do Consumidor. Associações comerciais têm altas expectativas para os próximos dias e chamam a data de uma possível “Black Friday do primeiro semestre”.
Ainda que haja otimismo, alguns indicadores inspiram cautela. Em fevereiro, a intenção de consumo das famílias brasileiras caiu pelo quinto mês seguido, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A última edição do Dia do Consumidor também não foram animadoras: em 2024, houve uma queda de 2,4% do faturamento, comparado ao ano anterior, de acordo com a consultoria Confi.Neotrust.
Para reverter esse cenário, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) compilou uma série de dicas para os comerciantes aproveitarem a data e de fato lucrarem no Dia do Consumidor. Confira:
1 - Estenda o período de promoções
O Dia do Consumidor é em 15 de março, mas o ideal é estender o período de ofertas, seja antes ou depois da data. Grandes varejistas utilizam a mesma estratégia: na Amazon, por exemplo, as promoções começam com um esquenta até 14 de março e, depois, aumentam entre os dias 15 e 21.
2 - Saiba selecionar os itens para promoção
Outra dica da FecomercioSP é focar em promoções de itens para uso próprio dos consumidores. É o momento, diz a associação, de colocar em promoção itens que não são procurados em datas comemorativas importantes para o comércio, como autopeças, medicamentos e produtos de higiene.
3 - Dê vazão ao estoque
O momento é oportuno para comerciantes darem vazão aos itens parados no estoque, especialmente relacionados ao verão, que se aproxima do fim. Para quem também trabalha com vendas online, é essencial garantir que os produtos que aparecem na plataforma de vendas para o cliente de fato estejam disponíveis no estoque.