O Carnaval não é só festa. Ele é também um mercado gigantesco. Em 2025, ele movimentou R$ 5,3 bilhões em Minas Gerais, estima o governo do estado, com lucros divididos entre a hotelaria, bares, ambulantes, marcas de bebida e mais. Com essa enorme vitrine disponível, marcas disputam um espaço de visibilidade — e o bolso dos foliões. Agora, uma pesquisa revela quais se destacaram mais para o consumidor no Carnaval de BH.
A plataforma de tecnologia e ciência de dados Sponsorize percorreu duas dezenas de blocos da capital para pesquisar quais são as marcas mais lembradas de forma espontânea pelos foliões, isto é, sem que as opções fossem apresentadas a eles.
A campeã é a Xeque Mate, citada por 34% dos entrevistados. Em 2025, a bebida à base de rum, mate e limão completa dez anos, celebrados com uma latinha comemorativa. Consolidada no mercado das bebidas RTD (ready to drink, “prontas para beber”, em inglês), o faturamento da empresa bateu R$ 50 milhões de dezembro a fevereiro, um aumento de 56,2% em comparação ao mesmo período antes da folia anterior.
Em segundo lugar, está a Brahma (18%). Ela foi a principal bandeira da Ambev no Carnaval de BH, que recebeu um patrocínio de R$ 5,9 milhões da companhia. Em terceiro, está a própria Ambev (11%). Em quarto, mais uma marca dela, a Skol Beats (6%). O reinado da gigante é interrompido pela Heineken (5%), mas retomado em seguida pelo Zé Delivery (5%) e pela Skol (3%).
Além da Xeque Mate, outras duas marcas de bebidas locais estão entre as mais lembradas pelos consumidores. A Lambe Lambe e A Equilibrista (fabricante do Gengibre, da Rubra e da Veneta) foram citadas por 2% dos foliões, cada. A lembrança é mais um sinal da tração do mercado de RTDs na capital. O Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SindBebidas MG) estima que o faturamento desse segmento cresceu 26% em comparação ao Carnaval passado, pouco mais que o dobro do crescimento da cerveja, um mercado já mais consolidado.
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) foi lembrada por 1% dos entrevistados. Também citadas, mas com um percentual menor do que 1%, estão Uber, Guaraná Antártica, Sympla, Belotur, Drogaria Araujo, Coca-Cola, 99, GOL e PicPay.
Patrocínio importa
Em um mercado que valoriza não apenas os produtos, mas também a mensagem que uma marca consegue transmitir, patrocinar o Carnaval de rua é uma estratégia das empresas para se aproximar do público. A tática vai além do campo simbólico e pode ser convertida em vendas de fato. Sinal disso é que 67% dos entrevistados afirmam que ver uma marca patrocinando a folia de BH os influencia a consumir os produtos ou serviços da empresa.