A norma que exigia identificação individual de ovos destinados ao consumo direto foi revogada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nesta sexta-feira (28). Ela dava aos produtores o prazo até a próxima terça-feira (4) para começarem a carimbar, entre outras informações, a data de validade na casca do ovo vendido avulso.

A mudança era vista, entre outros pontos, como mais uma segurança para o consumidor, além de facilitar o rastreamento dos lotes, mas ao mesmo tempo recebeu críticas de produtores pela possibilidade de causar a elevação dos custos de produção. Mas, para o consumidor, ver a data de validade é só um dos fatores a se levar em consideração para saber se o alimento está bom para consumo. Há outras características importantes para se observar nos ovos. Além disso, a forma de armazenamento também conta bastante para manter a qualidade do produto. 

A gerente executiva de Qualidade da Mantiqueira Brasil, Cristiane Cantelli Mortari, separou dicas importantes na hora de escolher ovos. Inclusive, por lá, a empresa já marca a casca, com validade e fabricação, do ovo vendido sem embalagem primária nas lojas do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Confira:

Na hora da compra:

  • Ovos de qualidade são identificados por selos de Bem-estar Animal, que garantem padrões elevados de cuidado com as galinhas
  • As embalagens devem apresentar informações claras sobre o tipo de ovo (branco, vermelho, enriquecido), peso e validade
  • Os ovos devem ser limpos, com casca íntegra e tamanho uniforme, já que nem todas as granjas realizam a lavagem e desinfecção
  • Alterações externas, como casca mais fina ou rugosa, não afetam a qualidade interna. No entanto, se o ovo aparecer mais escuro ao ser visualizado com luz, pode indicar contaminação.
  • Trincas e vazamento de clara ou gema também são sinais de que o ovo não está apto para o consumo

Em casa:

Pode lavar?

Em geral, é comum que os ovos já cheguem lavados para o consumidor. Esse é o caso dos ovos Mantiqueira, por exemplo. Mas, caso prefira, é possível lavar com água clorada antes do consumo.

Quais os sinais de que o ovo não está bom para consumo?

Quando quebrar a casca, observe se há alterações na integridade interna, como a mistura da gema com a clara ou mudanças de cor, essas características indicam que o ovo pode estar contaminado.

O odor fétido ou a presença de grumos esbranquiçados também são sinais de que o ovo deve ser descartado.

Onde armazenar?

Para maior durabilidade, os ovos devem ser armazenados na geladeira, mas não na porta, pois a oscilação de temperatura pode prejudicar a qualidade. O ideal é mantê-los na prateleira.