Uma das principais datas do ano para as floriculturas, o Dia Internacional da Mulher (8/3) traz uma boa expectativa de vendas no país segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), que espera um incremento de 8% em relação a 2024. O otimismo da entidade, entretanto, não é compartilhado por empresários de Belo Horizonte, que esperam um faturamento menor neste ano por conta do Carnaval e pelo fato de a data ter caído em um sábado.
Uma das pessimistas é Ana Clara Bertoni, proprietária da Ikebana Flores, na Savassi, região Centro-Sul da capital mineira. Ela considera o Dia Internacional da Mulher uma das três principais datas do ano para a sua loja e conta que, no ano passado, chegou a superar até mesmo o Dia das Mães. “Sinto que essa data tem se tornado mais importante nos últimos anos. Faturei cerca de R$ 140 mil em 2024 e a data quase ultrapassou o Dia dos Namorados”, relata.
Para este ano, a expectativa é faturar de 30% a 40% menos em relação ao ano passado e, em sua análise, o Carnaval é um dos fatores para a queda. “A folia dispersa as pessoas, que acabam esquecendo da data. Ainda tem bloquinho na cidade, o Carnaval não acabou. O fato de ser no sábado também atrapalha. As pessoas preferem investir em um programa, como jantar em um restaurante, do que dar uma flor de presente”, aponta.
A visão é compartilhada pelo empresário Vinícius Amorim, dono da Flora Marselha, no Mercado Central. Para ele, o setor já tem andado difícil pois anda em disputa direta com os supermercados, “que conseguem vender flores e plantas a preços mais acessíveis”, e a proximidade da data com o Carnaval vai dificultar as vendas neste ano.
“As coisas estão muito caras e as pessoas têm cortado alguns gastos. Com o orçamento comprometido com a folia, muitos acabam não comprando flores para economizar. Cair em um sábado também não me favorece, pois muitos clientes são empresas que compram botões de flores para suas funcionárias. Sendo um fim de semana, muitos empresários não vão investir no mimo neste ano”, afirma.
Flores preferidas e estratégias de venda
Além da expectativa de vendas para este ano, o Ibraflor também divulgou a relação de flores mais procuradas para a data - com destaque para as rosas vermelhas e para as orquídeas Phalaenopsis, também conhecidas como orquídeas borboletas. De acordo com Ana Clara, além destas, as astromélias também fazem sucesso por lá. Para estimular as vendas, ela também costuma combinar os buquês com biscoitos e chocolates. “É uma mistura imbatível né, agrada qualquer mulher”, diz.
Ela também revela que o preço dos produtos especiais para a data varia entre R$ 99 e R$ 199 e o ticket médio costuma ficar em torno dos R$ 170. Além disso, ela também investe pesado nas vendas online. “Cerca de 70% dos clientes compram desse jeito. Também há muitas compras de última hora, pois as pessoas sabem que entregamos no mesmo dia”, analisa.
Qual a origem da data?
A criação do Dia Internacional da Mulher remonta ao início do século 20, durante um período de grandes transformações sociais e econômicas. A data surgiu como um símbolo da luta das mulheres por direitos iguais, melhores condições de trabalho e o direito ao voto.
Em 1908, um grupo de mulheres operárias em Nova York fez uma greve exigindo melhores condições de trabalho e igualdade salarial. Durante essa greve, 129 mulheres morreram em um incêndio enquanto estavam trancadas em uma fábrica, o que gerou uma comoção mundial e ajudou a consolidar a luta pelos direitos femininos.
O Dia Internacional da Mulher foi comemorado pela primeira vez em 1911 em várias nações europeias. Desde então, o dia 8 de março tornou-se um símbolo da luta das mulheres por igualdade, liberdade e justiça social.