A Uber e o iFood anunciaram, nesta quarta-feira (14), uma parceria para integrar os serviços entre as plataformas. Com o acordo, os usuários do iFood poderão solicitar viagens de carro e moto diretamente pelo app de delivery, enquanto usuários da Uber terão acesso aos serviços de entregas de comidas, mercados, farmácia e conveniência dentro do aplicativo de corridas.
O anúncio foi feito após a asiática Meituan anunciar planos de trazer sua marca internacional Keeta, que concorre com o iFood no mercado de delivery, ao Brasil. O projeto foi anunciado pelo CEO da empresa, Wang Xing, durante um seminário empresarial China-Brasil nesta semana, enquanto o presidente Lula (PT) visita o país asiático. A ideia da empresa é investir R$ 5,6 bilhões no Brasil nos próximos cinco anos.
A parceria entre Uber e iFood começará a ser operacionalizada em cidades selecionadas no Brasil no segundo semestre, com expansão para todo o país em seguida. De acordo com as empresas, não haverá alterações nas soluções de entregas da Uber para empresas (Uber Direct) nem no serviço de entrega de pacotes (Uber Flash), que continuarão sendo solicitados pelo app da Uber e entregues por motoristas e entregadores parceiros da empresa.
No caso do iFood, também não haverá mudanças em nenhum serviço de logística prestado aos parceiros e nem no ‘Sob Demanda’, que oferece entrega para quem opera fora do app.
“Por ora, os programas de assinatura Uber One e iFood Clube seguem inalterados, embora as empresas tenham concordado em explorar iniciativas conjuntas nesses programas no futuro próximo”, informaram as plataformas.
No app da Uber, a aba de Delivery vai refletir as opções do iFood. Já no app do iFood, uma nova aba de “Mobilidade” permitirá que os usuários solicitem as viagens. “Estamos muito empolgados em unir forças com o iFood no Brasil. Hoje, apenas cerca de metade dos usuários usa as duas plataformas de maneira recorrente. Então essa parceria representa mais um grande passo na nossa missão de ajudar as pessoas a irem a qualquer lugar e obterem qualquer coisa com um toque”, afirmou Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, em comunicado à imprensa.
O CEO do iFood, Diego Barreto, afirmou que a integração marca um grande avanço no setor. “Com as duas empresas inovando juntas para oferecer uma nova forma de acessar serviços cotidianos, acreditamos que essa parceria vai impulsionar mais pedidos aos restaurantes, mercados, farmácias e conveniência em geral; gerar mais renda aos entregadores e motoristas e simplificar a vida dos consumidores”, disse Barreto.