Imagine uma casa construída com a facilidade de um brinquedo de encaixar. Essa é a proposta da Cosmos 3D, que oferece a construção de imóveis por meio de blocos de microconcreto feitos a partir de uma impressora 3D. A empresa é uma das participantes do InfraBusiness Expo, que acontece em Belo Horizonte até quinta-feira (14).

Mineira, a Cosmos surgiu da fusão entre a Katz Construções  e a IT3D, da Espanha, em 2022. Agora, a empresa está investindo no modelo de franquia e espera dobrar de tamanho em um ano. Atualmente, ela conta com oito máquinas 3D, sendo três em funcionamento no Brasil e no exterior e outras em produção. A expectativa é chegar a 16: oito no Brasil e oito no exterior — incluindo Espanha, Canadá, Estados Unidos, Argentina, Portugal e Chile.

Um dos destaques da Cosmos na InfraBusiness é a construção ao vivo, no próprio estande, de blocos que vão se transformar, em breve, em um muro de 2,5 km. O destino do material é uma propriedade na Grande BH, e a expectativa é terminar a construção em 7 meses — 40% mais rápido que a alvenaria comum. "Foi um contrato que virou o caixa da empresa. Saimos de startup de fluxo de caixa negativo para superavitária", comemora o CEO da Cosmos, Daniel Katz.

O arquiteto da empresa, João Paulo Schulze, explica que as casas são construídas a partir dos projetos apresentados pelos clientes e adaptados pela Cosmos. "O limite é a nossa criatividade", brinca, lembrando que o modelo da empresa serve para todo tipo de projeto.

Inclusive, a empresa está envolvida em diversos projetos. Um deles em São Paulo, para a construção de 150 unidades habitacionais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). A empresa também está buscando financiamento via Caixa Econômica Federal para o processo construtivo em todo o país.

Katz conta ainda que a empresa está também conversando com mineradoras para transformar rejeito de minério de ferro em material possível de misturar ao microconcreto para construir as casas. "Já estamos fazendo os testes em laboratório", revela.

Infra Business Expo

O evento, que acontece entre12 e 14 de agosto, deve receber aproximadamente 30 mil pessoas e movimentar cerca de R$ 1 bilhão em negócios. Segundo dados da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e Fundação Dom Cabral, o estado é hoje um dos maiores polos da construção pesada do país, com mais de R$ 100 bilhões em investimentos previstos até 2031.