Mesmo com a inflação acima dos 5%, o consumo das famílias de Minas Gerais continua crescendo. De acordo com levantamento da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), a demanda dos consumidores nos supermercados de Minas Gerais cresceu 2,82% no primeiro semestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano passado. 

Mas se a comparação for entre o mês de junho com maio, aí há o registro de uma queda de 2,3% - valor sempre esperado para o mês. “Um dos motivos é o calendário: junho tem 30 dias, contra 31 em maio, o que eleva a base de comparação. Por outro lado, os produtos mais procurados em junho — os juninos — não representam um valor agregado suficiente para impactar fortemente os índices de consumo”, explica o presidente executivo da AMIS, Antônio Claret Nametala. 

Ele ressalta, no entanto, que o crescimento observado no semestre, em relação ao mesmo período de 2024, está de acordo com as projeções do setor para 2025, que estimam uma expansão de 3,30% para o ano. Tanto que foram inauguradas este ano 26 lojas em todo o Estado - a expectativa é que o ano se encerre com 80 inaugurações.