A Nestlé demitiu Laurent Freixe do cargo de CEO após descobrir um relacionamento não revelado entre ele e uma funcionária diretamente subordinada à sua gestão. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (1/9) pelo Conselho de Administração da multinacional, sediada em Vevey, na Suíça. Phillipp Navratil, que comandava a Nespresso, foi nomeado como novo diretor-executivo da companhia.

Uma investigação interna confirmou a violação dos princípios de governança corporativa da empresa. O processo foi conduzido pelo presidente do conselho, Paul Bulcke, e pelo diretor independente principal, Pablo Isla, com auxílio de uma consultoria jurídica externa. "Essa foi uma decisão necessária. Os valores e a governança da Nestlé são fundamentos sólidos da nossa companhia. Agradeço a Laurent por seus anos de serviço", afirmou Bulcke em comunicado da Nestlé. 

Philipp Navratil, o novo CEO, trabalha na Nestlé há mais de 20 anos. Ele entrou para o conselho executivo no início de 2025 e atuava como CEO da Nespresso. Antes disso, ocupou a posição de vice-presidente sênior e chefe da Unidade Estratégica de Negócios de Café, onde era responsável pela estratégia global da marca Nescafé e pela parceria de licenciamento com a Starbucks.

"Adoto plenamente a direção estratégica da empresa, assim como o plano de ação estabelecido para impulsionar o desempenho da Nestlé", afirmou Navratil, em comunicado. 

O caso acontece pouco mais de um mês após outro episódio semelhante  viralizar na internet. Em julho, o então CEO da empresa de tecnologia Astronomer foi flagrado pela "câmera do beijo" em um show do Coldplay nos Estados Unidos com a chefe de recursos humanos de sua companhia. Ao perceberem que estavam sendo filmados, ambos tentaram esconder seus rostos imediatamente. As imagens, porém viralizaram na internet e culminaram com a saída de ambos da empresa.