Startup

Aplicativo Beer or Coffee é o novo ‘Tinder’ para negócios 

Desenvolvido por uma empresa de Belo Horizonte, mais de cem empresas já se cadastraram

Por Ludmila Pizarro
Publicado em 12 de outubro de 2016 | 03:00
 
 
 
normal

Tomar um café, ou até uma cerveja, sempre foi sinônimo de dar uma pausa no dia e colocar ideias em ordem. Na cultura das startups, porém, esse conceito está se transformando em oportunidade para fazer negócios graças ao aplicativo Beer or Coffee, desenvolvido por uma empresa de Belo Horizonte e disponível para Android e iOS. Com ele, o usuário pode convidar outro membro conectado, com habilidades ou conhecimentos de interesse, para tomar um café, ou uma cerveja, e sair com um novo parceiro de projeto, funcionário ou cliente. Quem convida paga a primeira bebida, que sai a R$ 2,99 nos locais parceiros do aplicativo. São mais de cem estabelecimentos cadastrados no país entre cervejarias, cafeterias, hoteis e coworkings.

Na cidade de São Paulo já são 4.000 encontros mensais realizados utilizando o aplicativo. “Estava no Campus do Google em São Paulo e fiz contato com uma startup de produtos médicos. Chamei para uma café via aplicativo e acabamos fechando um negócio”, conta o advogado especializado em Direito Ambiental, Júnio Magela Alexandre, 32. Ele afirma que começou a utilizar o Beer or Coffee há cerca de seis meses e já tomou pelo menos dez cafezinhos. “Reativei um evento em Belo Horizonte, na área ambiental, com os encontros do aplicativo. Assim como já consegui uma startup na área ambiental como cliente em Belo Horizonte”, conta Júnio.

Há três meses o Beer or Coffee, que vai completar um ano de funcionamento no próximo mês, abriu a participação para todos os interessados. Antes disso, era necessário receber um convite de alguém que já fosse usuário.

Desde a abertura, o número de usuários cresceu 79% em média por mês, segundo a sócia e idealizadora Roberta Vasconcellos. “No começo queríamos um público muito qualificado por isso fechamos o acesso. Abrimos por uma solicitação da própria comunidade”, afirma Roberta. A possibilidade de um usuário fazer parte de várias comunidade que são formadas no aplicativo é uma funcionalidade que deve ser implantada nas próximas versões do app segundo Roberta.

Grandes eventos também têm utilizado o aplicativo para facilitar o networking entre os seus participantes. Foi o caso do Fire, sobre empreendedorismo digital que aconteceu na capital mineira em setembro deste ano com 1.600 pessoas. “As conexões criadas antes e durante o evento surpreenderam as nossas expectativas. O resultado foi tão positivo que até hoje os participantes estão em contato pelo aplicativo”, conta a analista de marketing da Hotmart, empresa que promoveu o Fire, Monique Soares.

Em novembro, a Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit) que trará a Campus Party à Belo Horizonte, também utilizará o aplicativo para networking.

 

Origem da renda é de parcerias 

A renda do Beer or Coffee vem da parceria entre o aplicativo e os estabelecimentos comerciais. “Cadastramos cafés, restaurantes de hoteis, bares em aeroportos. Para o local é bom porque são duas pessoas e não vão ficar na primeira bebida”, afirma a sócia da startup Roberta Vasconcellos.

Uma versão do aplicativo para grandes eventos também foi criada. “Temos um produto mais robusto para os eventos. Além do networking dos participantes, os organizadores têm um canal direto com os usuários cadastrados. Também apresentamos relatórios aos organizadores depois do evento realizado”, afirma Roberta. (LP)

 

Parcerias

O Beer or Coffee mantém parcerias com empresas e eventos para a criação de comunidades dentro do aplicativo

Como criar:

A partir de 50 pessoas, é possível criar uma comunidade dentro do aplicativo. Associações, coworkings, grandes empresas e eventos podem criar comunidades específicas para gerar encontros internos.

Parceiros:

Campus São Paulo do Google, Coworking Cubo (SP), Seed (BH), Associação Brasil Jr.

Eventos:

Fire 2016 (BH), Finit (BH)

Raio X da empresa:

Equipe:
3 sócios
3 funcionários

Financiamento:

R$ 80 mil via programa de aceleração de startups Seed do governo do Estado


Startup Games

Ferramenta venceu competição

O Beer or Coffee ficou em primeiro lugar na competição Startup Games realizada pelo Reino Unido durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro. “Fomos a empresa que recebeu mais investimento na simulação”, orgulha-se a sócia e uma das idealizadoras da empresa, Roberta Vasconcellos. “Não ganhamos investimento, mas foi muito positivo. Com a vitória, abrimos a possibilidade de globalizar nossa atuação, já que o Reino Unido disponibilizou espaço para atuarmos lá”, conta Roberta.

A empresa, que foi fundada em novembro do ano passado, tem mais dois sócios, o irmão de Roberta, Pedro Vasconcellos e Eric Santos. Antes da Beer or Coffee, os três empreendedores já tinham desenvolvido outro aplicativo, o Things You Should Do (Tysdo), que ajuda na organização de tarefas diárias. Segundo Roberta, o Tysdo não gera mais receita, mas atende cerca de 200 mil usuários.

Já o Beer or Coffee é uma empresa acelerada pelo programa Seed do governo mineiro e recebeu R$ 80 mil em fevereiro deste ano. A startup ainda conta com um investidor anjo, que n ão pode ser divulgado. “Estamos em fase de reinvestir na empresa, mas o nosso planejamento é que vai começar a gerar dividendos a partir do primeiro semestre de 2017”, afirma Roberta. (LP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!