A movimentação no comércio de Belo Horizonte está grande nos últimos dias antes da celebração de Natal. A reportagem de O Tempo visitou dois shoppings da capital, além da região do Centro e observou grande fluxo de clientes. Filas em estacionamento, lojas lotadas e trânsito engarrafado tomam as regiões comerciais da cidade neste sábado (23).

Segundo a responsável por uma loja no Minas Shopping, Karolayne Sthefany, o comércio precisa se preparar para o fluxo nos últimos dias antes do Natal. “Algumas pessoas vêm preparadas, vem de manhã ou uma semana antes. Mas, na semana do Natal mesmo as pessoas estão mais frenéticas. Então, a gente se prepara com mais produtos, estoque e pessoas para atender”, explica.

Segundo o Minas Shopping, a expectativa é receber 100 mil pessoas no empreendimento neste sábado (23).

O engenheiro Marcelo Alves, de 45 anos, foi ao shopping com os filhos para fazer as compras na manhã deste sábado. “Tentei vir mais cedo, pra fugir do movimento, mas já está cheio. Ano que vem vou tentar adiantar isso”, comenta.

No Shopping Del Rey, na região da Pampulha, os clientes já faziam fila nas lojas antes mesmo do horário de abertura, às 10h. “De modo geral, a maioria do brasileiro tem um padrão de consumo que deixa para a última hoje. Somando isso com a segunda parcela ou parcela unica, acabam concentrando essas compras”, afirma Felipe Costa, gerente de loja no Shopping Del Rey.

De acordo com pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), 50,4% dos belo-horizontinos pretendem ir às lojas na semana do Natal. A pesquisa questionou qual o local de preferência para adquirir os presentes e as lojas físicas totalizaram 46,5% das menções. 

Os locais mais citados foram:  

  • Lojas de rua do Hipercentro de BH: 43,1% 
  • Internet: 28,5% 
  • Shopping Center: 22,5% 
  • Feira Hippie: 2,4% 
  • Pequenos comércios: 2% 
  • Ainda não sabe: 0,8% 
  • Estabelecimentos de serviços essenciais, como mercados: 0,8%