Nesta Black Friday, que ocorre no dia 26 de novembro, o consumidor está de olho nas promoções de eletrodomésticos e vestuário em Belo Horizonte. Os dois segmentos lideram a lista de compras dos belo-horizontinos, segundo pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), divulgada nesta quarta-feira (17).
No levantamento, que ouviu 300 consumidores entre os dias 6 e 21 de outubro, os eletrodomésticos foram citados como prioridade para 45,1% deles e o vestuário, para 30,1%. Em seguida, apareceram cosméticos e perfumes, com 20,4% das intenções de compras, calçados, com 16,8% e, por fim, smartphones, com 15.1%.
A quantia que o consumidor pretende gastar com, em média, dois itens, é de R$ 573,99. O valor sobe para os eletrodomésticos, que devem ter tíquete médio de R$1.007,14. O consumidor espera um desconto de cerca de 41,2% nos produtos, mas o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, reforça cuidados na hora de fechar negócio.
“Infelizmente sabemos que ainda existem comerciantes que aumentam o preço de um produto dias antes e, na Black Friday, oferecem o desconto que, na prática, não existe. Isso vai totalmente contra a ética. O cliente de Black Friday está monitorando os preços, ele está ciente se os descontos são reais ou não”, enfatiza.
A maioria dos consumidores, 75,2%, declararam que irão preferir as compras em sites, enquanto as compras em lojas físicas serão a opção para 67,3% dos entrevistados. Os negócios realizados por meio de redes sociais devem representar 20,4% das compras.
A expectativa da CDL/BH para a data é positiva, com previsão de crescimento de 2,46% de faturamento em relação à data em 2020, totalizando R$ 2,11 bilhões de injeção na economia da capital mineira. “O crescimento da expectativa de vendas é um reflexo da retomada da economia que, felizmente, já vem ensaiando um aumento ao longo dos últimos meses. Além de fatores como avanço da vacinação, teremos também o pagamento antecipado do 13º salário do funcionalismo público municipal e do pagamento em dia do estadual. Isso significa mais de R$ 1 bilhão injetado na economia”, ressalta Souza e Silva.
Com a promessa de mais faturamento, 71,1% dos 298 comerciantes entrevistados pela CDL/BH declararam já ter aderido à Black Friday e 69,3% deles disseram que vão investir em descontos atrativos.