Carteiras digitais, ou “e-Wallets”, são formas de pagamento digital que facilitam transações usando meios tradicionais – cartões de crédito e débito – e interfaces de recebimento, como maquininhas de cartão e sites, e tecnologia, de smartphones a computadores e smartwatches.

Dentre as mais famosas, estão as versões da Google e a da Apple, mas também há serviços como o PicPay e outros oferecidos por serviços como o Paypal e o Pagbank. 

A carteira digital armazena informações da conta, cartão de crédito e débito e demais métricas relevantes, como o saldo e o limite, para interagir com os serviços de pagamento. Normalmente, é possível aproximar o dispositivo que armazena a e-wallet ou escanear um QR code para concluir a transação.

Nem sempre as carteiras são gratuitas, mas há possibilidade de condições diferenciadas, como “cashback”, quando parte do valor pago é devolvido para o cliente, e facilidade no pagamento. 

Os serviços são seguros, mas, como toda transação, é importante ter cuidado para não cair em golpes. Vazamento de dados também pode ser um problema, que deve ser acompanhado pelos usuários.