A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) quer ampliar a inserção para o nióbio no mercado. O anúncio foi feito por Ricardo Lima, CEO da CBMM, em entrevista ao âncora da Rádio Super 91,7 FM, Guilherme Ibraim, nessa quinta-feira (30). 

Segundo o CEO, a CBMM completou 67 anos recentemente e, desde a fundação, o grande desafio foi desenvolver mercado para os seus produtos. “Naquela época, o mundo não conhecia o metal nióbio e não sabia para o que servia”, lembrou Lima. 

Ele conta que durante toda a trajetória da CBMM, a companhia desenvolveu projetos de pesquisa com universidades e clientes, no Brasil e no exterior. Mas nos últimos anos, foi criado uma área de negócios para tentar repetir a história da aplicação de sucesso do produto na siderurgia para outras indústrias. “Temos hoje um otimismo muito grande na aplicação do óxido de nióbio em baterias para carros elétricos”, indica o CEO. 

Somente para este ano, a companhia pretende investir R$ 340 milhões de reais em pesquisa e desenvolvimento. “A indústria siderúrgica sempre vai ser nosso principal negócio, mas começa a crescer o desenvolvimento em outras aplicações”, observou Lima. 

Confira a entrevista completa com Ricardo Lima, CEO da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração: