A Microsoft anunciou neste sábado, 6, que usuários do serviço de nuvem Azure podem experimentar lentidão e interrupções devido a vários cabos submarinos de internet cortados no Mar Vermelho. O aviso não especificou como os cabos foram rompidos.

Segundo a Microsoft, o tráfego que passa pelo Oriente Médio, especialmente de ou para regiões da Ásia e Europa, poderá sofrer interrupções ainda maiores.

Segundo a Microsoft, suas equipes de engenharia estão ativamente gerenciando a situação por meio de redirecionamentos de tráfego e alternativas de capacidade.

O Mar Vermelho é uma rota de telecomunicações fundamental, que conecta a Europa à África e à Ásia via Egito. Na região, a reparação dos cabos submarinos enfrenta dificuldades devido a conflitos constantes, incluindo ataques dos rebeldes Houthis do Iêmen às embarcações no Mar Vermelho, prejudicando o comércio global.

A Microsoft alertou que a resolução do problema pode levar tempo, afetando negócios que dependem do Azure. Como o segundo maior provedor de serviços de nuvem do mundo, atrás da Amazon AWS, a Microsoft reforça a importância de uma infraestrutura de telecomunicações robusta.